21/07/2021 – SÃO PAULO – Com o objetivo de instigar os gestores a refletirem sobre os principais desafios e as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos municípios, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, na segunda-feira (2/8), das 14h00 às 16h00, live com o tema ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: desafios e possibilidades para os municípios’.

Voltada a administradores públicos e servidores das áreas de meio ambiente, resíduos sólidos e limpeza urbana, o evento contará com abertura da Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, da Diretora-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Faga Iglecias Lemos, e do Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Vahan Agopyan.

Com transmissão em tempo real pelo link streaming.tce.sp.gov.br/lives, a programação será dividida em duas partes. Com aproximadamente 1h20 de duração, a primeira etapa contará com debates técnicos sobre o tema ‘Principais desafios na gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas na atualidade e como enfrentá-los’.

As palestras serão conduzidas pelo Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, e pelo Presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Anamma-SP) e representante da sociedade civil no CONSEMA/SP, Cláudio Scalli, com moderação dos debates técnicos pela Diretora-Presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

. Divulgação

Já a segunda parte da live, com cerca de 40 minutos, será focada na divulgação do curso on-line ‘Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: desafios e possibilidades para os municípios’, desenvolvido pelo Tribunal de Contas em conjunto com a USP, por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos, e a CETESB.

Idealizado na modalidade Ensino a Distância (EAD), a capacitação ocorrerá entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2021 e está com inscrições abertas pelo link https://bit.ly/3itUJii.

Responsáveis pela elaboração do curso, o Professor Associado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Tadeu Fabrício Malheiros, a Gerente da Divisão Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da CETESB, Lia Helena M. de Lima Demange, e a Chefe-Técnica da Fiscalização da Escola Paulista de Contas Públicas do TCESP, Maria Luiza Costa Pascale, farão uma apresentação acerca das aulas disponibilizadas, com detalhes sobre acesso, conteúdo, inscrições e prazos para realização das atividades, entre outros.

A programação completa está disponível no link https://bit.ly/3eIVpPV. Aos interessados, haverá emissão de certificados de participação. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br