Tribunal de Contas promove último encontro da Jornada de Privacidade

 

06/12/2021 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu na segunda-feira (6/12), das 10h30 às 12h00, de forma online, a sexta e última edição da Jornada de Privacidade, série de lives que propõe trazer especialistas para discorrer sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente em relação ao seu impacto no setor público.

A abertura do evento, que teve mais de 900 visualizações, foi feita pelo Diretor Técnico do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Correa Xavier, e pelo Ouvidor e Encarregado de Dados do TCESP, Pedro Palomares.

A 6ª edição da série ‘Jornada de Privacidade’ teve como palestrante o Advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, Rony Vainzof.

O convidado iniciou o evento discorrendo, de forma aprofundada, acerca dos tipos de ataques e riscos cibernéticos, e os planos de ação e resposta a estes eventos no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados, com o intuito de resguardar as organizações de eventuais ataques à segurança dos dados pessoais e sigilosos contidos em seu sistema, bem como minimizar ao máximo os possíveis danos.

Além disso, o palestrante destacou as medidas preventivas que podem ser adotadas para a melhora no tempo de reação, nos casos de ataques, e de redução de custos durante o processo de recuperação dos dados perdidos.

“Quando você tem um incidente, quando o controlador de dados ou o órgão da administração pública que controla os dados perde o controle sobre seus dados, a partir daí você não sabe mais o que pode acontecer. Pois quando alguém faz algum tipo de invasão e tem acesso aos dados, esses dados já podem estar sendo utilizados para finalidades ilícitas’’, afirmou Vainzof acerca da importância das medidas preventivas.

Ao final do evento, o Advogado respondeu aos questionamentos e às dúvidas dos participantes sobre o tema enviados pelo chat do YouTube.

A íntegra da edição pode ser assistida no canal oficial da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube por meio do link https://bit.ly/3pp91V6.