Tribunal de Contas realiza 24º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização

03/03/2020 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, abriu hoje (3/3), às 9h00, oficialmente, as atividades da 24ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

O evento, que acontece até quinta-feira (5/3), no Centro de Convenções Rebouças, na Capital, contou com a presença de membros do Colegiado, Diretores da Capital e das 20 Unidades Regionais (URs) distribuídas no Estado de São Paulo, além de representantes de todos os setores.

Em sua exposição, o Presidente do TCESP deu as boas-vindas aos participantes, fez um balanço sobre os últimos cinco anos da Corte de Contas paulista, falou sobre os avanços do Tribunal como órgão de controle externo e abordou os desafios para o futuro.

Nesse sentido, o Conselheiro-Presidente citou importantes instrumentos desenvolvidos pelo Tribunal, a exemplo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), e pontuou ações como as fiscalizações concomitantes e ordenadas, além da seletividade e do acompanhamento da execução contratual. Ele ainda discorreu sobre as ferramentas que o Tribunal coloca à disposição da sociedade, citando o SisPush, os aplicativos ‘Fiscalize com o TCE’ e ‘De Olho na Escola’, além da Ouvidoria.

“A vida de Tribunal de Contas não é fácil, não é para amadores. Vocês não são apenas o terreno sólido, mas o combustível deste Tribunal. É um trabalho sério, que resulta em consequências sérias. E a sociedade agradece”, destacou o Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues ao falar sobre a relevância das atividades desempenhadas pelos servidores que atuam na Capital e nas Unidades Regionais.

Ao lado do Presidente, a mesa solene foi composta pelos Conselheiros Antonio Roque Citadini, Renato Martins Costa e Dimas Ramalho; pelo Auditor-Substituto de Conselheiro, Samy Wurman; pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima; pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; pelo Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda junto ao TCE, Luiz Menezes Neto; pelo Diretor Geral de Administração, Carlos Eduardo Malek; pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Claudio Mello; pelo Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Antonio José Rodrigues Pereira; e pelo Diretor do Departamento de Conta Geral de Estado do Tribunal Administrativo de Moçambique, Moisés Amaral.

Ao longo do dia foram realizadas diversas palestras que versaram sobre atividades da fiscalização, liderança e feedback, análise de folha de pagamento, circularização bancária, previdência, fiscalização de Prefeituras e obras públicas. O encerramento da programação foi feito pelo Conselheiro Renato Martins Costa.

As atividades seguem hoje (4/3), a partir das 8h00, com a presença do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo.

Clique para acessar a galeria de fotos