01/10/2020 – SÃO PAULO – Como o uso da tecnologia pode colaborar para a fiscalização dos recursos públicos? De que forma a informática e as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na efetividade dos serviços públicos? Quais os desafios frente às necessidades de comunicação, transparência de dados e tráfego de informações?

Com o propósito de fomentar o intercâmbio de informações e de experiências em inovações tecnológicas para o emprego nas atividades do controle externo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, nos dias 8 e 9 de outubro, o 3º Encontro Técnico de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil.

O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá profissionais e técnicos que atuam nos setores de Tecnologia, Informática e Informação em diversos Tribunais de Contas e apresentará, na forma de palestras e apresentação de cases, experiências inovadoras adotadas junto às atividades e às ações de controle externo.

. Programação

A terceira edição do encontro, realizado em parceria com o Comitê de Tecnologia,  Governança e Segurança da Informação da Rede dos Tribunais de Contas, será realizada, pela primeira vez, na modalidade de videoconferência, com transmissão em tempo real pelo YouTube por meio do link https://streaming.tce.sp.gov.br/lives.

A abertura, no dia 8 de outubro, às 10h00, será feita pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues. No dia 9, o Coordenador do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias (TCM-BA), fará, às 10h00, a abertura dos trabalhos, previstos para se encerrarem às 13h00.

Ao longo dos dois dias do evento, especialistas se revezarão para debater temas como o uso da tecnologia na fiscalização frente à pandemia; atos de pessoal e integração com processos e plenário eletrônico; uso da inteligência artificial; automação no controle externo; automatização da análise de contas e da gestão fiscal; e uso de ferramentas de monitoramento.

"O evento é muito importante, pois permite compartilhar ideias e soluções para usar a tecnologia para melhorar a atividade de controle externo feita pelos Tribunais de Contas”, argumentou o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Xavier, representante do TCESP junto ao Comitê de Tecnologia dos TCs e um dos organizadores do encontro técnico.

As atividades, realizadas com apoio técnico do DTI e logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), são gratuitas e independem de inscrição prévia. Para consultar a íntegra da programação e obter mais informações, basta acessar o link www.tce.sp.gov.br/encontrodeTI.

Assista em tempo real