19/01/2021 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ontem (18/1), das 10h00 às 13h00, o I Encontro de Prefeitos e Presidentes de Câmaras, que contou com a participação de agentes públicos eleitos para o mandado de 2021/2024. A atividade, na modalidade virtual, foi transmitida em tempo real pela internet e aberta ao público em geral.

O objetivo foi discutir temas como gestão orçamentária e fiscal, contas públicas, além de outras matérias de importância para o administrador público. A cerimônia de abertura, às 10h00, foi feita pelo Conselheiro-Presidente do TCESP, Edgard Camargo Rodrigues, e contou com a presença de membros do Colegiado e de convidados.

Participaram da solenidade os Conselheiros Renato Martins Costa e Dimas Ramalho; a Auditora-Substituta de Conselheiro, Silvia Monteiro; e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima.

. Debates

Dando início aos debates, a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), Márcia Bernardes, falou sobre o processo de volta às aulas em meio à pandemia da COVID-19. Ela defendeu o retorno das atividades, contudo fez uma série de ressalvas, dentre elas a prioridade na organização e no planejamento.

Já o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara, debateu sobre a importância do legislador municipal e pediu empenho e atenção das Câmaras no tocante aos gastos dos parlamentares no exercício de suas funções.

Para tratar de questões de cunho técnico, acerca da organização e do planejamento, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, acompanhado por Diretores e técnicos, discorreu sobre aspectos dos controles externo e interno e fez recomendações para uma gestão responsável, com base nas boas práticas administrativas.

Para acessar o conteúdo do evento na íntegra, disponível no YouTube, basta acessar o link https://bit.ly/39EsaKO.