TCE apoia a campanha ‘Novembro Azul’

 

08/11/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apoia o movimento mundial ‘Novembro Azul’, campanha dirigida à sociedade em geral e, em especial, aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha ‘Novembro Azul’ teve início em 2003, na Austrália, com o movimento chamado ‘Movember’, quando homens adotaram o uso do bigode para demonstrar conscientização sobre o câncer de próstata. O mês foi escolhido em referência ao dia 17 de novembro, data adotada para o combate à doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No país, estimam-se 68.220 casos novos da doença a cada ano.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e também pelo aumento da expectativa de vida.

Vídeos e mensagens relacionados à campanha ‘Novembro Azul’ serão veiculados nos videowalls da TVTCE localizados nos saguão do prédio sede e nos dois anexos da Capital paulista. Assim como em anos anteriores, a página institucional, a rede interna e as redes sociais da Corte adotarão símbolos na cor azul para ressaltar a importância do assunto.