Vale do Ribeira recebe caravana do Ciclo de Debates do TCESP


28/05/2026 - REGISTRO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou mais um encontro do 30º Ciclo de Debates nesta quinta-feira, 28/5. O evento foi realizado no auditório do Sesc, em Registro, e recebeu cerca de 200 gestores públicos de todo o Vale do Ribeira para discutirem temas relativos ao controle externo e administração pública.

O ponto alto do evento foi a troca de conhecimento e informações apresentadas durante a sessão coordenada pelos Diretores e Técnicos do Tribunal. Durante a explanação houve sessão de tira-dúvidas com questões trazidas pela plateia.

Temas como Nova Lei de Licitações, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Fase 4 do Sistema Audesp, repasses ao Terceiro Setor, questões orçamentárias, contratações, entrega de dados, processos e tecnologia da informação entraram na pauta.

Além das perguntas dos gestores, prefeitos das 15 cidades da região puderam apresentar suas dúvidas e situações em uma roda de conversa com a Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, além de Diretores.

O evento foi aberto aos presentes pela Presidente do TCESP. "A oportunidade dessa troca de informações é fundamental. Por isso, peço que aproveitem esse momento e tirem suas dúvidas com nossos técnicos e atentem-se sempre às questões de transparência. É dever mostrar e informar o que é feito com o dinheiro público", discursou a presidente.

O prefeito de Registro, Samuel Moreira, lembrou sua trajetória pública e reforçou a necessidade do laço com o Controle Externo. "Tenho 30 anos de vida pública e aqui está a elite da administração pública. Precisamos estar atentos aos procedimentos e é uma obrigação de todos nós fortalecer a transparência do uso do recurso público. Um encontro como esse sempre nos leva a melhorar, cada vez mais", apontou.

Além da Presidente Cristiana e da Procuradora-Geral Letícia, a mesa de abertura foi composta pela Secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Adriana Liporoni; pelo Prefeito de Registro, Samuel Moreira; pelo Presidente da Câmara Municipal de Registro, vereador Heitor Pereira Sansão; pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Ciquera Rossi; pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; pela Gerente Adjunta do Sesc Registro, Fernanda Pacanaro; e pelo Diretor da Unidade Regional (UR-12) de Registro, Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira.

Este encontro reuniu representantes das cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

A próxima viagem do Ciclo de Debates do TCESP ocorrerá no final de junho. O oitavo encontro do ano será em 22/6, no Centro de Cultura Anselmo Duarte – Sala Palma de Ouro, em Salto, localizado à Rua Prudente de Moraes, 580, Centro.

Em 2026, o Ciclo de Debates já percorreu os municípios de Registro, Jaboticabal, Nuporanga, Santos, Pindamonhangaba, Álvares Machado e Dracena.

Mais informações sobre as próximas paradas da equipe do TCESP, acesse: https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates .