Autorizada pelo presidente Renato Martins Costa, a comissão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, composta pelo auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, pelos diretores técnicos de divisão, Antonio Tadeu de Oliveira e Eduardo Paravani, pelo agente da fiscalização financeira, Roberto Akio Osato, e pelo responsável por equipe técnica, Sidney Sarmento de Souza, realizou visita técnica aos Tribunais de Contas de Santa Catarina e do Paraná entre os dias 20 e 23 de agosto.
Em Santa Catarina, a comissão participou do 2º encontro do Grupo de Atos de Pessoal, nos dias 20 e 21 de agosto. Na oportunidade, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis proferiu palestra acerca da Emenda 70/2012 e sobre o papel institucional dos Tribunais de Contas na análise de atos de pessoal. Por ocasião do encontro, houve ainda reunião técnica com as áreas de informática e de atos de pessoal do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Nos dias 22 e 23 de agosto o encontro foi em Curitiba. O foco foi no processo eletrônico e nos sistemas de apoio informatizados do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, principalmente aqueles voltados ao controle de atos de pessoal. As valiosas informações colhidas pela comissão servirão para o aperfeiçoamento das iniciativas de informática e de processo eletrônico no âmbito do TCESP.
A visita técnica foi custeada com recursos do TCESP, à conta do PROMOEX e do Instituto Rui Barbosa – IRB, e contou com a articulação da auditora Sabrina Nunes Iocken em Santa Catarina e do auditor Ivens Zschoerper Linhares e da diretora geral Rita de Cassia Mombelli no Paraná.