O conselheiro Renato Martins Costa, juntamente com o vice-presidente, conselheiro Robson Marinho e o corregedor, conselheiro Antônio Roque Cotadini, foram eleitos nesta 4ª-feira, 14/12, em sessão especial do Tribunal Pleno - que marcou também a despedida do conselheiro Fulvio Julião Biazzi, que completará 70 anos e terá de se aposentar.
O conselheiro Renato Martins Costa será o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2012. Foi eleito nesta 4ª-feira, 14/12, em sessão especial do Tribunal Pleno e substituirá no cargo o conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga. Também foram escolhidos no pleito o vice-presidente, conselheiro Robson Marinho, e o corregedor, conselheiro Antônio Roque Citadini. A nova direção tomará posse no final de janeiro. A eleição deu-se por unanimidade, como tem acontecido todos os anos no Tribunal paulista.
Será a terceira presidência do dr. Renato, que anteriormente a exerceu em 2004 e 1997.
Conselheiro desde 26/04/1994, o presidente eleito agradeceu a confiança dos seus pares e reafirmou compromisso de trabalhar com seriedade, presença e abnegação. Previu a chegada de grandes mudanças na estrutura da Casa, citando entre elas as adequações necessárias à otimização dos avanços da tecnologia. Realçou, ao mesmo tempo, que a Instituição está preparada para recebê-las, graças às rotas abertas pelas administrações anteriores. “A nossa será a sequência delas”, completou, dando ênfase às realizações da que está de saída, comandada pelo dr. Cláudio Alvarenga.
O conselheiro Edgard Camargo Rodrigues saudou a nova administração em nome do Colegiado. Fez um breve relato da carreira de cada e destacou o espírito público dos três. Também elogiou o presidente que está saindo.
Do mesmo modo, o procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Estadual, Luiz Menezes Neto.
O dr. Cláudio Alvarenga também externou sua certeza no sucesso da próxima administração e agradeceu os elogios endereçados à que comandou neste ano.
Todos eles falaram da aposentadoria do conselheiro Fulvio, lamentando a saída compulsória do "conselheiro competente, do companheiro, amigo, irmão..."
O dr. Fulvio fez seu discurso de despedida. Emocionado com os inúmeros elogios, disse que jamais supôs que receberia tal homenagem – uma das quais, do presidente Cláudio, com estes dizeres:
"Eu diria que o Tribunal lhe dá plena, geral e irrestrita quitação de todos os atos praticados nos seus 19 anos de atividades na Casa."