Corte promove mais uma edição da Campanha Anual de Doação de Cabelos


02/10/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), promoveu na quinta-feira (2/10), das 9h00 às 14h00, na sede do Memorial da Corte, a 4ª Campanha Anual de Doação de Cabelos.

A iniciativa contou com a colaboração de servidores ativos e inativos, dependentes, estagiários e terceirizados da Corte que doaram cerca de 10 cm de cabelo e receberam um corte profissional gratuito.

A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama e faz parte do calendário de atividades do ‘Outubro Rosa’ e contou com a parceria do projeto ‘Contribua com Estilo’, desenvolvido pela cabelereira e paisagista, Andrea Romano.

“Essa campanha já faz parte do calendário anual do Tribunal de Contas, das ações sociais que a gente realiza através da DASAS e a gente percebe que agora já extrapola o dia da doação e o próprio ‘Outubro Rosa’ na medida em que a gente vem recebendo ao longo do ano as doações de algumas servidoras e servidores que já compraram a ideia, em que cortam o cabelo fora daqui e trazem pra cá as doações”, destacou a Diretora da DASAS, Fernanda Borges Keid.

“Na verdade, isso é sobre a prevenção do câncer de mama. Isso que é importante. Porque quando você tem o diagnóstico precoce, você consegue ter uma sobrevida muito maior, você tem a cura do câncer”, disse cabelereira e paisagista Andrea Romano. “A autoestima é 50% do tratamento, porque a pessoa tem que tá feliz com ela mesma olhando no espelho. Então quando a gente doa uma peruca, quando a gente faz essa consultoria de imagem com o paciente, ele volta a vida normal, à rotina, vai ao mercado, busca o filho na escola, continua produzindo. Isso faz com que a mente trabalha positivamente ajudando a medicação dentro do tratamento”, completou.

As arrecadações serão utilizadas para confecção de perucas, e posteriormente a pacientes quimioterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS), visando impactar positivamente a autoestima e a qualidade de vida de quem precisa.