05/09/13 – SÃO PAULO – A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu nesta quinta-feira, das 9h00 às 13h00, o curso ‘Funcionalidades do Sistema AUDESP’, voltado para capacitação de gestores públicos, responsáveis pelo controle interno e servidores públicos que atuam na prestação de contas.

Ministrado pelo Chefe da Seção de Planejamento da Divisão AUDESP, Rodney Idankas, o curso abordou, dentre outros tópicos, navegação na página institucional da Audesp, acesso aos comunicados, documentações disponíveis, o sistema de coleta de dados, divulgação do calendário de obrigações, exibição de peças de planejamento.
 

Sistema Audesp

Implantado desde janeiro de 2008 pelo TCESP, o sistema de prestação de contas dos municípios paulistas na Internet, batizado de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), tornou mais fácil detectar irregularidades em transações feitas por prefeitura e facilitou a principal atividade-fim do órgão, que é a fiscalização das contas públicas.

Uma das vantagens do sistema, que surgiu a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, e através de relatórios, dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais. Com o sistema a eficiência da auditoria foi aprimorada, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade do trabalho.