Secretário-Diretor fala sobre implantação do Controle Interno na gestão

26/10/13 – ÁGUAS DE LINDÓIA – O Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sérgio Ciquera Rossi, na quinta-feira (24/10), às 16h00, em Águas de Lindóia, proferiu a palestra “As competências do Controle Interno e regras para implantação”, durante o quarto dia de atividades do 34º Congresso de Técnicos Contabilistas e Orçamentistas Públicos.
Participaram da Mesa de Trabalhos ao lado do Secretário-Diretor Geral do TCE, o Diretor Técnico do TCE, Paulo Massaru Uesugi Sugiura; e o Presidente da Associação dos Contabilistas e Orçamentistas Públicos do Estado de São Paulo (ACOPESP), Enio Pinto.
Na oportunidade o Secretário-Diretor falou sobre a importância do Controle Interno nas gestões públicas e sobre o processo de implantação, competências. O palestrante destacou as principais ações e atividades do TCE paulista que tem sido rigorosa no acompanhamento dos gastos públicos. “O Controle Interno existe não para acusar o erro, mas para evitar o erro”, justificou.
O palestrante ainda realçou a necessidade e a importância do Controle Interno, bem como a figura do ‘controlador’ na participação efetiva sobre os relatórios de gestão fiscal, inclusive apondo sua assinatura juntamente com o Contador. O Secretário-Diretor disse que o TCE deverá incluir na programação da Escola de Contas Públicas (ECP), cursos voltados especificamente para a capacitação do Controlador.
Ao final da palestra, Sérgio Rossi respondeu a perguntas encaminhadas pelos participantes e esclareceu importantes dúvidas que versaram sobre remuneração do profissional Controlador,
como sanar a dificuldade de acesso as informações, qualificações e incumbências do servidor que ocupará o cargo, e sobre prazos e legislações para implantação do Controle interno.