Com a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, encerrou-se nesta sexta-feira (9/11) o 33º Congresso de Técnicos Contabilistas e Orçamentistas Públicos do Estado de São Paulo, que desde o dia 5 de novembro reuniu servidores da administração e profissionais da área de vários Estados para debater a atualização e intercâmbio técnico sobre temas contábeis, jurídicos e administrativos de interesse para os órgãos públicos. O Tribunal de Contas paulista, que prestigia há muitos anos o tradicional evento, participou da apresentação de diversos painéis durante o encontro, que foi organizado pela Associação de Contabilistas e Orçamentistas Públicos do Estado de São Paulo (ACOPESP). O encerramento dos trabalhos foi feito pelo Secretário- Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, que discorreu sobre o tema ‘Os Repasses ao Terceiro Setor’.
A programação também contou com a exposição da Procuradora do Ministério Público de Contas, Renata Constante Cestari, que desenvolveu o tema ‘Registro de Preços - Atividades e posição do TCESP’. Na palestra, a procuradora falou aos presentes sobre as experiências, ações e procedimentos desenvolvidos na Corte de Contas paulista.
O assessor técnico da Secretaria Diretoria Geral (SDG), Flávio de Toledo Jr., participou da apresentação do painel ‘Os cuidados do prefeito com o novo mandato’, no qual versou sobre verificações básicas de início de gestão, aplicações em Educação e Saúde, atendimento de limites e condições da LRF, gestão de precatórios e relações financeiras com a Câmara Municipal.
O encontro também contou com os painéis ‘Plano de Contas aplicado ao setor público e AUDESP’, apresentado por Maurício Queiroz de Castro e Marcos Portella Miguel, e ‘Aspectos Tecnológicos da Lei de Acesso à Informação’, tema desenvolvido por Paulo Massaru Sugiura e Edson Sales Jr.

Visita a regionais

Na quinta-feira (8/11), o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, acompanhado pelo coordenador do corpo de Auditores do Tribunal, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, visitou as unidades regionais de Campinas e Araras. Reunidos com as equipes de fiscalização, o secretário e o auditor enfatizaram a importância das recentes alterações introduzidas nas missões fiscalizatórias.
Durante a visita, Sérgio Rossi ressaltou alguns itens importantes que deverão constar dos relatórios, como elaboração de Planos Municipais de Saneamento, conjunto de procedimentos científicos e  execução contratual. Alexandre Sarquis, por sua vez, falou sobre a importância da função e disse que está à disposição para, cada vez mais, contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos do Tribunal de Contas.