TCE promove capacitação sobre Terceiro Setor para mais de 500 pessoas em Botucatu


02/10/2025 – BOTUCATU (SP) – Mais de 500 pessoas marcaram presença no Teatro Municipal de Botucatu em curso promovido na quinta-feira (2/10), das 9h00 às 13h00, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que abordou assuntos pertinentes ao Terceiro Setor.

Voltado para servidores públicos estaduais e municipais que atuam nas parcerias, entidades integrantes do Terceiro Setor, servidores do TCESP e público em geral, o encontro levou o participante a melhorar seu conhecimento em relação aos principais aspectos do acompanhamento e fiscalização da execução das parcerias firmadas com as entidades do Terceiro Setor.

A abertura do evento foi realizada pelo Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho; pelo Conselheiro do TCESP, Maxwell Borges de Moura Vieira; pelo Deputado Federal, João Cury Neto; pelo Presidente da Câmara de Botucatu, Antônio Carlos Vaz de Almeida; pelo Prefeito de Botucatu, Fábio Leite; pela Prefeita de Iacanga, Aparecida Fátima Pinheiro; pela Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Camargo; e pelo Diretor Técnico da Unidade Regional de Bauru (UR-2), José Paulo Nardone.

Na sequência, os trabalhos foram apresentados pelo Diretor da 1ª Diretoria de Fiscalização do TCESP (DF-1), Gabriel Marchi da Silva, que atua especificamente na área do Terceiro Setor, acompanhado do Auditor de Controle Externo da UR-2 (Bauru), Sandro Moretti.

“A finalidade do curso é tirar dúvidas quanto ao Terceiro Setor. Não viemos aqui do nada. Nós fomos demandados pelo pessoal da região para discutir como faz o financiamento das OSs, como não errar e que critérios você vai adotar para que não tenham surpresas amanhã, para que o dinheiro não seja mal aplicado e que garantias você deve pedir a uma OS em prestar um bom serviço. Esse encontro de mais de 500 pessoas inscritas de toda a região demonstra o interesse muito grande sobre o tema”, destacou o Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, em entrevista concedida à TV Câmara de Botucatu.

“É mais uma ação do TCESP voltada à função pedagógica. O Tribunal de Contas tem feito várias ações nesse sentido para auxiliar e ajudar todos os nossos jurisdicionados com as suas dificuldades. O objetivo da Corte é fazer com que as Prefeituras, as Câmaras errem cada vez menos, apliquem bem o recurso público para com isso melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou o Conselheiro do TCESP, Maxwell Borges de Moura Vieira, em entrevista cedida à TV Câmara do município.

A íntegra do encontro poderá ser acessada em breve no canal oficial do TCESP no YouTube.