TCESP fortalece Fiscalização em Reuniões Técnicas durante a XXIII Semana Jurídica

15/08/2025 – SÃO PAULO – Como parte das atividades da XXIII Semana Jurídica, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, entre os dias 11 e 14 de agosto, no período da tarde, uma série de oficinas técnicas de capacitação aos servidores públicas dedicadas ao aprimoramento da fiscalização e debates sobre a gestão pública.
Participaram dos encontros, ao longo dos dias, cerca de 100 servidores das 31 Unidades de Fiscalização do TCESP - Diretorias de Fiscalização e Unidades Regionais localizadas no interior e no litoral paulista -, que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas vitais da administração pública, promovendo a troca de conhecimentos e a atualização sobre diretrizes mais recentes que moldam a atuação da Corte de Contas.
Dentre os temas debatidos nas oficinas, assuntos relacionados à Educação, à Saúde, à Licitação, assim como Dívida Ativa, Defesa Civil e Saneamento Básico. Uma das discussões abordadas nas reuniões foi a proposta do Plano Global de Fiscalização, que busca alinhar as práticas do Tribunal com as melhores metodologias internacionais de auditoria e controle. Neste contexto, o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, anunciou a intenção da organização em integrar o Plano Global da Fiscalização ao Planejamento Estratégico da instituição.
A diversidade dos assuntos tratados nos quatro dias de encontro deu a oportunidade de proporcionar uma visão abrangente dos desafios e das melhores práticas em cada setor, estimulando a reflexão e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a fiscalização.
As reuniões técnicas de trabalho refletem a constante busca do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pela excelência em suas atividades fiscalizatórias e pelo aprimoramento contínuo de seu corpo técnico. A integração do Plano Global da Fiscalização ao Planejamento Estratégico da Casa representa um marco na atuação do TCESP, reafirmando seu papel fundamental no controle externo.