Projeto pioneiro, com o objetivo de inserir os alunos em amplo debate público, a partir das atribuições constitucionais que são próprias desta Corte, com destaque à busca da aferição da efetividade das políticas públicas.

A partir de iniciativas em 2008, realizou-se entre 2010 e 2012, nas instalações da Escola de Contas Públicas deste Tribunal. O curso teve duração de 400 horas e formou 58 servidores do TCESP, além de 03 servidores da USP.

Durante a colação tivemos a oportunidade de ouvir os discursos emocionados do representante da turma, Fernando Balester de Mello, do coordenador pedagógico do curso, Professor Doutor Fernando de Souza Coelho, seguido pelo Professor Marcelo Arno Nerling, paraninfo da turma.

A realização desta especialização somente foi possível pela conjugação de esforços da Universidade e do Tribunal de Contas, premiada pela dedicação dos alunos. Nas palavras do Presidente Renato Martins Costa, “a antecipação do que se projetara para uma década, quando da instituição da Escola de Contas em 2004, revelada neste evento de colação de grau, mostra o amadurecimento e a consolidação da firmeza de propósitos deste Tribunal, no sentido de atuar estrategicamente na formação de seus servidores, buscando o incessante aprimoramento dos trabalhos que implementamos e desenvolvemos”.