04/05/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) realizam, no dia 26 de maio, uma campanha conjunta para doação de sangue. A ação é voltada, exclusivamente, aos servidores das instituições e a coleta será feita nas dependências da Corte de Contas paulista, das 8h30 às 11h30, pela Fundação Pró-Sangue.
 
A instituição – que é ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de SP e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – disponibilizará toda a estrutura logística necessária ao serviço de coleta externa, que inclui cadeiras para doação, equipamentos e equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares das áreas técnica e administrativa.

Os profissionais da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) do Tribunal de Contas também colaborarão com o cadastramento e a triagem clínica.

Para participar da campanha ‘Você pode ser a segunda chance de alguém’, será necessário realizar inscrição prévia por meio do formulário disponível pelo link https://bit.ly/FormCSangue

Entre os requisitos para doar sangue estão ter entre 19 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, tendo evitado comida gordurosa nas 4 horas anteriores à doação, e apresentar documento original com foto recente.

. Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é considerada referência para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e para o Ministério da Saúde. Mensalmente, a instituição coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Mais informações sobre requisitos e impedimentos para doar sangue podem ser obtidas pelo endereço www.prosangue.sp.gov.br.