19/11/2020 – SÃO PAULO – Em decorrência do Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã (20/11), a Corte de Contas paulista não terá expediente na Capital e nos municípios que instituíram o feriado em comemoração à data.

As atividades de competência do Tribunal serão retomadas normalmente na segunda-feira (23/11) e na terça-feira (24/11) com a realização de julgamentos da Primeira e da Segunda Câmaras. Para a quarta-feira (25/11) também está confirmada a sessão ordinária do Pleno.

As pautas para as próximas sessões ficam disponíveis para consulta pública por meio do link https://www.tce.sp.gov.br/sessoes. Os trabalhos, na modalidade de videoconferência, podem ser acompanhados pela TVTCE e pelo canal da Corte no YouTube.

. Conscientização

Celebrado em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra é feriado em mais de mil municípios. Mais que um momento festivo, a data tem como intuito combater o racismo e debater questões que envolvem a escravidão, as desigualdades e as violências contra a população negra.

A escolha do dia 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos maiores líderes quilombolas do país. Nascido em 1665, ele comandou o Quilombo dos Palmares, liderou batalhas e a resistência de milhares de negros contra a escravidão e em favor da liberdade.