28/03/14 – PINDAMONHANGABA – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) abriu nesta sexta-feira, ás 10h00, em Pindamonhangaba, região do Vale do Paraíba, o primeiro encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, que será realizado em 21 (vinte e um municipios) do Estado durante o ano de 2014.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 170 pessoas, entre elas o Conselheiro Decano da Corte de Contas, Antônio Roque Citadini, representando o Presidente Edgard Camargo Rodrigues, e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi. Participaram da Mesa de Trabalhos o Diretor de Departamento (DSF-1), Alexandre Carsola; o Diretor da Unidade Regional do TCE em Guaratinguetá (UR-14), José Rubens Monteiro; e o Assessor-Técnico, Flávio Toledo.

A recepção foi feita pelo Prefeito Vito Ardito Lerário e pelo Presidente da Câmara, Ricardo Piorino. Em seu discurso, o Presidente da Câmara, Ricardo Piorino, agradeceu e enalteceu a presença do Tribunal em sua cidade e disse ser uma satisfação em receber os integrantes e técnicos da Corte de Contas paulista. O Prefeito Vito Ardito Lerário, por sua vez, agradeceu a escolha do município e declarou que o TCE é um parceiro dos municípios e ‘cuja equipe se dispõe a vir até a nossa cidade para nos ensinar a errar menos’.

Decano do TCE, o Conselheiro Roque Citadini endossou as palavras do Prefeito, dizendo que a realização dos encontros pedagógicos no interior é uma iniciativa do Tribunal para atualizar o administrador sobre pontos polêmicos da legislação e sobre leis novas e assim evitar erros administrativos. O Secretário Diretor-Geral Sérgio Ciquera Rossi também fez um pronunciamento, alertando os jurisdicionados, sobre aspectos importantes da fiscalização e do controle de contas.

Durante o encontro, diversos temas foram abordados pela equipe técnica do TCE: Controle Interno, Endividamento e Conciliação Bancária, apresentada por Vagner Alves Ferreira; Ensino e Precatórios, ministrada por Janete Silva Leão de Souza; Terceiro Setor, tema conduzido por Janaína Nogueira Luiz Ferreira; e Transparência, palestra desenvolvida por Paulo Massaru Uesugi Sugiura, diretor de Divisão da Audesp. O mediador dos trabalhos foi Reinaldo Ribeiro, também da Unidade Regional de Guaratinguetá.