28/03/14 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, prestigiou, na quarta-feira (26/3), às 10h00, no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a posse do novo Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal (TCE-PE). Na oportunidade também tomou posso o novo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), que será dirigido pelo Sebastião Helvécio (TCE-MG).

A cerimônia foi comandada pelo Presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, que destacou a presença da Corte de Contas paulista, observou que aquele ato, por ser realizado no Tribunal Federal, simbolizava a aproximação cada vez maior do TCU com a Atricon e os demais Tribunais de Contas estaduais e de municípios. O Ministro lembrou que a reunião coincidia, propositadamente, com a reinauguração do Plenário de Deliberações do edifício-sede do TCU.

Ao abrir a solenidade, coube ao Presidente do TCU fazer a saudação aos novos presidentes da Atricon e do IRB, Valdecir Pascoal e Sebastião Helvécio, respectivamente, destacando o alto nível intelectual de ambos e o compromisso reiteradamente declarado por eles de prosseguir na luta pela modernização do controle externo e do aprimoramento da gestão pública.

Participaram da mesa junto com os novos presidentes, os Conselheiros Antonio Joaquim (TCE-MT) e Severiano Costandrade (TCE-TO), que respondiam pelo comando das instituições, que foram longamente elogiados pelas suas ações e atividades diante do IRB e Atricon. Os Auditores do TCE Alexandre Manir Figueiredo Sarquis e Josué Romero também prestigiaram o evento.

Nos discursos, ficou claro que a Atricon está - e continuará - focada na defesa do aperfeiçoamento institucional dos Tribunais de Contas e que uma das suas metas é lutar pela criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas.