10/06/14 – CATANDUVA – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participou, entre os dias 4 e 6 de junho, em Catanduva, do VIII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista (CONAMA), que reuniu gestores e lideranças políticas, do Estado e do cenário nacional, para tratar sobre o tema do desenvolvimento regional, os desafios do municipalismo, e a importância da capacitação de gestores.

Na quarta-feira (4/6), às 16h00, encerrando os trabalhos do primeiro dia dos trabalhos, o Assessor Técnico Flávio Correa de Toledo Junior, e o Agente-Chefe da Fiscalização Financeira, Jair José Pereira Junior, participaram do painel dedicado ao Tribunal de Contas e apresentaram palestras que tiveram como tema central o Controle Interno nos municípios.

O painel, que teve como mediadora a Prefeita de Novais, Dorceli do Carmo Domingues Pinheiro, contou em sua primeira exposição, com a palestra ‘O TCE e o Controle Interno dos Municípios’, ministrada pelo Assessor-Técnico da Secretaria-Diretora Geral, Flávio Correa de Toledo Junior.

O Agente-Chefe da Fiscalização Financeira, integrante dos quadros da Unidade Regional do TCE em São José do Rio Preto (UR-08), Jair José Pereira Junior, na palestra ‘O Controle Interno e as Obras Públicas’, falou sobre como o controlador interno verifica as obras públicas nos municípios – na origem e em campo -, ao considerar que, na maioria dos casos, os profissionais não são da área de engenharia civil.

Na sexta-feira (6/6), a convite do Presidente da entidade, Sebastião Misiara, como parte do painel da UVESP (União dos Vereadores de São Paulo), o Diretor Técnico de Fiscalização, Paulo Massaru Sugiura, apresentou palestra sobre Transparência, onde versou sobre o papel do Legislativo e suas atribuições e responsabilidades. Após a explanação, Paulo Massaru participou de uma sessão de autógrafos do livro ‘Orçamento Público - Uma visão transparente’, de sua autoria.

Compareceram ao evento prefeitos e representantes dos municípios de Bebedouro, Mira Estrela, Andradina, Cedral, Novais, Votuporanga, Monte Aprazível, Sales, Santa Adélia, Altair, Balsamo, Riolândia, Onda Verde, Nova Granada, Icem, Itápolis, Itajobi, Pindorama, Meridiano, Embaúba, Monte Alto, Catiguá, Potirendaba e Santa Adélia, entre outras.