Apresentado pelo presidente Renato Martins Costa, Giovani Guido Cerri expôs as principais políticas de Saúde Pública que vêm sendo aplicadas no Estado, realçando a importância e a responsabilidade dos que as operam, face à complexidade e à precariedade de recursos disponíveis.
Em seguida, Mário Coimbra falou sobre a gestão das políticas adotadas pela Secretaria, dando ênfase às ações em prol da regionalização da Saúde, da agilidade no atendimento e da prevenção de doenças. Revelou, ainda, que um dos maiores problemas de gerenciamento da pasta é o ativismo judicial, que interfere drasticamente no fluxo dos recursos existentes. Destacou, por fim, o esforço do governo estadual para emprestar mais eficiência ao SUS.
Na parte da tarde, apresentada pelo o conselheiro Antonio Roque Citadini, Lenir dos Santos também falou sobre políticas públicas de Saúde, discorrendo mais detalhadamente sobre a organização do SUS, o maior sistema universal de saúde pública do mundo.
Ao final, o conselheiro Antônio Roque Citadini reiterou a posição do Tribunal de Contas paulista de tornar-se cada vez mais rigoroso na fiscalização da aplicação dos gastos em Saúde, assim como faz com os gastos em Educação, os primeiros obrigatórios pela Constituição.