Fortalecer a “Auditoria de Resultados” ou de “Desempenho” é a meta da Fiscalização do TCE paulista para 2011.

Uma “Auditoria de Resultados” ou de “Desempenho” ainda mais apoiada e aperfeiçoada – este é o foco da Fiscalização do Tribunal de Contas paulista para 2011, conforme expressado no 15º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Auditoria, realizado neste meio de semana (15 e 16/02), no Memorial da América Latina.

A plateia de perto de 600 agentes e auxiliares da Fiscalização Financeira e seus diretores ouviu dos palestrantes, especialmente do presidente Cláudio Alvarenga e do diretor geral Sérgio Rossi, que a sociedade de hoje em dia exige dos administradores a aplicação dos dinheiros públicos com eficiência, eficácia e efetividade – e que estas condições precisam estar presentes na fiscalização dos atos praticados pela Administração.
Ou seja, não adianta uma vacina ser bem comprada pelo Poder Público se ela não debelar a epidemia que determinou a sua compra.
Na palestra de abertura do evento, também se falou da estreita ligação entre Tribunal de Contas e o Estado de Direito; do reconhecimento formal da força da instituição na Constituição de 1988; da importância dos auditores para o TCESP, com a ênfase de que sempre é possível melhorar. Nas instituições e nos homens.

Mapa Estratégico

Já o diretor geral Sérgio Rossi apresentou, na palestra de encerramento, o Mapa Estratégico da instituição, com a visão do seu presente e a projeção para o futuro. Mostrou que o Tribunal paulista nunca parou de se redesenhar para continuar eficiente, citando, ainda nessa direção, a implantação dos cargos de Auditor e Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas. Lembrou também da força das Unidades Regionais, que hoje cobrem o Interior todo, aproximando de modo crescente os fiscais dos fiscalizados; do sistema de Auditoria Eletrônica; do Projeto Audesp, que já trás resultados on line para a Administração. Encerrou mostrando aos auditores que o TCESP também se moderniza na gestão de pessoal.

Outras palestras

O 15º Encontro contou com as seguintes palestras técnicas:

Gestão de Pessoas
Gestão da 1ª Pessoa - Alessandro Cesar Finardi (foto)

Auditoria Concomitante
Novos Modelos Relatório Agnon Ribeiro de Lima e Mauro Guimarães Coam

Fidedignidade dos Registros
AUDESP Equipe Audesp

Ações e Serviços de Saúde
Adilson Carlos Peruchi e Georgeney Basso do Carmo

Participação do 3º Setor na Administração Pública
Adilson Carlos Peruchi e Georgeney Basso do Carmo

Terceirização de Serviços, Gestão de Contratos
Maurides Tedeschi e Maira Coutinho F.Giroto

Precatórios
Alexandre Dutra L. Carvalho, Marcio Fernandes Lima e Rafael R. Calegari Gomes

Reunião de Diretores

O comando da Fiscalização - composto pelos diretores das DFs/Capital e das URs/Interior, bem como os supervisores e o diretor-geral do TCE – já havia se reunido na 2ª-feira, 14/02, para alinhavar as diretrizes dos trabalhos de 2011.

A Fiscalização Concomitante foi o destaque. Sua finalidade, disse o diretor geral, é evitar falhas no ato administrativo antes que elas sejam praticadas, medida esta que já vem ocorrendo nas Contas do Governador, que hoje tem uma diretoria própria, especializada, com funcionamento reconhecido.
Outra mudança que está sendo proposta é a criação de mais uma diretoria especial, esta para área do Terceiro Setor, com atenção mais acurada do Tribunal às organizações sociais - principalmente àquelas que gastam mais com a própria manutenção, leia-se altos salários, do que com a atividade para a qual foram criadas.
Os encontros pedagógicos com prefeitos e outros dirigentes municipais que o TCESP realiza no Interior há mais de 10 anos vão ganhar em 2011 um formato mais moderno, direcionado a uma aproximação maior entre os agentes.