Calendário de obrigações da Audesp para 2019 será divulgado em dezembro

29/11/2018 – SÃO PAULO - A Diretoria do Sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está finalizando ajustes para divulgação do calendário de obrigações dos jurisdicionados, necessárias ao atendimento das exigências previstas para o exercício de 2019. O cronograma de atividades será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

O calendário da Audesp, publicado anualmente pelo TCESP, informa aos jurisdicionados as datas, providências e diretrizes necessárias ao atendimento das exigências da Corte de Contas, e pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/2Sg3iyG disponibilizado na página da Audesp.

De acordo com a Diretoria, a divulgação do cronograma se faz necessária em face do grande volume de informações que são remetidas pelos entes fiscalizados – estaduais e municipais sobretudo nos três primeiros meses do ano.

As atividades e obrigações previstas no calendário abrangem Prefeituras, Câmaras, Fundos e Institutos de Previdência, Autarquias, Fundações e Empresas Estatais dependentes.

. Audesp
Surgido em meados de 2003, a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Sistema Audesp criou mecanismos e sistemáticas para que as Administrações passassem a fornecer informações on-line sobre receitas, gastos com obras e serviços e despesas com pessoal para consulta pública na internet.

Segundo relembrou o Diretor Marcos Portella Miguel, os dados que antes eram auditados anualmente passaram a ser acompanhados todo mês pela Corte. “Uma das vantagens é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, e através de relatórios, dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais”, disse.

Concebido com a meta de aperfeiçoar os procedimentos de coleta de informações dos órgãos fiscalizados, o advento da auditoria eletrônica permitiu à Corte obter maior celeridade nos trabalhos ao mesmo tempo em que aumentou a qualidade dos dados. “Com o sistema, a eficiência da auditoria foi aprimorada, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade”, argumentou o Diretor.