Ciclo de Debates em Ibitinga reúne 35 Prefeitos e mais de 550 participantes

08/05/2025 – IBITINGA (SP) – Lideranças da região de Araraquara participaram na quinta-feira (8/5), no Teatro Municipal ‘Darcy de Biazi’, em Ibitinga (SP), do nono encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.
O evento reuniu 550 participantes, dentre eles, 35 Prefeitos, 15 Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, Secretários Municipais, agentes públicos, servidores e representantes da sociedade civil. Assim como nos encontros anteriores, o Conselheiro-Presidente Antonio Roque Citadini recebeu Prefeitos da região Araraquara para tratar de demandas de interesse da população local.
A mesa de abertura dos trabalhos contou com as presenças, além do Presidente do TCESP, do Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho, dos Conselheiros Marco Aurelio Bertaiolli e Maxwell Borges de Moura Vieira; da Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e do Diretor da Unidade Regional de Araraquara (UR-13), Marcelo Zaccaro. Também participaram da mesa, o Deputado Estadual, Itamar Borges; o Prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antônio Fiorentino; o Presidente da Câmara de Ibitinga Antônio Esmael Alves de Mira; a Vice-Prefeita de Araraquara, Lucimeire Laurindo; a Prefeita de Borborema, Sheila Maria; a Prefeita de Nova Europa, Lidiane Luize Rodrigues; o Prefeito de São Carlos, Netto Donato; o Prefeita de Américo Brasiliense, Terezinha Viveiros; e o Presidente do Conselho Deliberativo da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara. O encontro ainda contou com a presença do Chefe de Gabinete da Presidência do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi e do Diretor-Geral de Administração, Carlos Corrêa Malek.
“As contas dos municípios melhoraram muito e o Tribunal de Contas quer exatamente isso. E para melhorá-las é preciso saber como administrar. O dinheiro é menor do que os sonhos. É preciso equilibrar-se e ter um orçamento equilibrado. É para isso que o TCESP batalha tanto, para que os gastos sejam corretos, que com menos dinheiro possa se fazer mais e que faça com menos erros”, discursou o Presidente da Corte, Conselheiro Roque Citadini.
“Eu daria duas sugestões. Primeiro, aos funcionários que estão aqui, que sempre orientem o Prefeito e digam não, quando for possível. Nem sempre dizer não e nem sempre dizer sim. Ser razoável. E aos Prefeitos e às Prefeitas, não tenham medo de errar, façam o certo. Façam o que tenham que fazer e, na dúvida, consultem o Tribunal de Contas, falem com o Ministério Público de Contas e falem com a Unidade Regional”, aconselhou o Conselheiro Dimas Ramalho.
“O Tribunal de Contas está de portas abertas para suprir as deficiências que muitas vezes os municípios mais diminutos têm e formar uma equipe técnica imensa para fazer frente às necessidades jurisdicionais que todos nós enfrentamos. Portanto, conhecemos cada vez mais as dificuldades de uma administração municipal. O Tribunal de Contas está aqui, de portas abertas, para orientar, sendo essa, particularmente, uma das funções que mais me motiva”, ressaltou o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli.
“É um momento em que o Tribunal de Contas está exercendo uma das suas principais funções, a pedagógica. Essa função é mais efetiva quando a gente tem esse contato direto”, pontuou o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira. “Muitos são os caminhos que podem ser escolhidos pelos gestores, a quem compete a decisão política. Mas qualquer que seja o caminho escolhido, observem sempre todos os Princípios da Administração Pública e essa decisão tem que estar muito bem fundamentada”, completou o Conselheiro.
Na pauta de discussão, assuntos como os cuidados com a gestão, as ações da fiscalização do TCESP, considerações sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento e temas voltados às Câmaras Municipais fizeram parte dos diálogos da mesa técnica do TCESP que contou com a coordenação do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; com as participações dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; Diretor da Unidade Regional de Araraquara (UR-13), Marcelo Zaccaro; do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel; do Assistente Técnico de Gabinete, Bernardo Luiz Sanches; e dos Auditores de Controle Externo, Miriane de Freitas Segalla e Rodrigo Marques Faulhaber.
A 29ª edição do Ciclo de Debates do TCESP continuará na sexta-feira (9/5), a partir das 10h00, em Santa Gertrudes (SP), nas dependências da Câmara do Município, na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana.
Acesse a galeria de fotos no Flickr