As quatro etapas da capacitação virtual promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) já foram assistidas por cerca de 8 mil pessoas.

“Isso só revela o interesse dos gestores em melhorar. Afinal, além de uma ferramenta de fiscalização, nosso indicador pode ser usado como um guia administrativo, já que mostra quais políticas públicas merecem cuidado especial. Com isso, os Prefeitos podem aperfeiçoar os serviços prestados para a população”, afirmou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

Criado pela Corte em 2015, o IEG-M mede a eficiência dos Executivos em sete diferentes áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança dos cidadãos (defesa civil) e tecnologia da informação. Desde julho, foram realizadas palestras relacionadas a todos os setores.

A live sobre planejamento e gestão foi a mais acessada. Em seguida, aparecem meio ambiente, defesa civil e tecnologia da informação. O curso sobre educação foi o terceiro mais procurado e o de saúde, o quarto.

“Saber que o planejamento mobilizou tanta atenção é uma grata surpresa porque, infelizmente, essa não é uma área valorizada no Brasil. Isso pode indicar que os gestores, finalmente, estão entendendo que, sem planejar, não se consegue fazer nada”, declarou Beraldo.

. Resultados

Em 2022, o IEG-M teve o pior resultado de sua história. Pela primeira vez, a classificação geral do levantamento, feito a partir de dados de 2021, foi “C”. Equivalente a administrações com “baixo nível de adequação”, a nota é a mais

baixa do indicador. Entre as setes áreas analisadas, o i-plan teve a pior avaliação.

Transmitido ao vivo, o encontro foi conduzido pela Coordenadora da Seção de Indicadores do Tribunal, Márcia Hirata, e pela auxiliar técnica de Fiscalização Débora Tristão.

Para assistir às capacitações, basta acessar os links abaixo:

- I-Educ (26/10/2023), aqui.

- I-Saúde (28/9/2023), aqui.

- I-Amb, i-Cidade e i-Gov TI (31/8/2023), aqui.

- I-Plan e i-Fiscal (27/7/2023), aqui.