webdoor-montoro_1.png

Como parte da programação da 14ª Semana Jurídica, o TCE paulista prestará, na sexta-feira (12/8), às 10h00, no auditório nobre na capital, homenagem ao ex-Governador de São Paulo, André Franco Montoro, que completaria 100 (cem) anos em 14 de julho de 2016.

A homenagem terá como orador o Decano do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, que renderá as homenagens, em nome de todo colegiado, ao ex-Governador e familiares que estará presentes no evento. Durante a solenidade haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP).

. Histórico

Nascido em São Paulo, formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Filosofia e Pedagogia na Faculdade São Bento, Franco Montoro teve como marca principal de trajetória política, a luta incansável, por mais de 50 anos, pelo estabelecimento da democracia no pais.

Ao longo de sua carreira política, Montoro foi eleito Vereador pela cidade de São Paulo em 1947 pelo Partido Democrático Cristão, sendo posteriormente eleito Deputado Estadual e Deputado Federal por (3) três mandatos. Durante o período em que Tancredo Neves exerceu o cargo de Primeiro Ministro, Franco Montoro foi Ministro do Trabalho e Previdência Social entre 1961 e 1962.

Com a ascensão dos militares ao poder, entrou no MDB, tendo sido eleito senador por dois mandatos consecutivos até se tornar Governador em 1982, na primeira eleição direta após 1964. José Serra, João Sayad, Mário Covas, Almino Affonso, entre outros, formavam seu secretariado.

Montoro foi um dos precursores do movimento pela redemocratização brasileira, colocando-se a frente do movimento pelas Diretas Já. Em 1988, tornou-se um dos fundadores do PSDB, partido em que foi eleito deputado federal entre 1995 e 1999, ano de seu falecimento.