23/10/2023 – SÃO PAULO - Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Sidney Beraldo afirmou que a gestão eficaz das informações é fundamental para estimular inovações no setor público. 

“A maior parte da gestão municipal ainda é analógica e temos que caminhar para o digital. Isso irá contribuir para a qualidade do serviço, a redução de gastos e para a desburocratização”, declarou, durante a abertura do InovaSP. “Mais de 400 municípios paulistas ainda não dispõem de políticas de segurança da informação formalmente constituídas e quase 600 não regulamentaram a lei sobre eficiência pública”, completou.

Organizado pelo Ministério Público de Contas (MPC) do TCESP, o encontro reuniu cerca de 400 convidados para debates sobre desburocratização, transformação digital e inovação. 

“Essa não pode ser uma conversa  meramente acadêmica. Vemos ideias maravilhosas que se perdem em discursos acadêmicos. Esse evento é uma tentativa de representar um ecossistema ideal para a mudança de cultura. Quem  sabe possamos inspirar e plantar algumas sementes que podem depois ser mais trabalhadas no nosso dia a dia”, disse a Procuradora-Geral do MPC, Leticia Feres.

Na avaliação do Diretor do Comitê de Desburocratização da Fiesp, Abdo Haddad, o excesso de burocracia prejudica a renda e a competitividade. “2,7% do PIB é gasto com burocracia. Poderíamos crescer 1,5% se todos pensassem como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e colaborassem para a desburocratização.”

Já Rafael Cervone, Presidente do CIESP e Vice-Presidente da Fiesp, ressaltou que mudanças devem ocorrer o mais rapidamente possível. “Para inovar, precisamos de senso de urgência, precisamos mudar para agora. As coisas começam a acontecer hoje, neste evento.”

O InovaSP é resultado de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Fundação Getúlio Vargas e tem ainda o  apoio do Sebrae e do portal de notícias Jota.info.

Também participaram a Conselheira do TCESP Cristiana de Castro Moraes; o Diretor de Tecnologia da Informação da Corte, Fabio Xavier; e a Secretária-Geral Adjunta de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Fabiana Ruas.

Clique e assista as palestras na íntegra

Acesse a galeria de fotos