12/09/2023 – SÃO PAULO – Os hospitais públicos municipais e estaduais de São Paulo executaram, entre janeiro e junho de 2023, mais de 60 milhões de procedimentos, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuados 56,4 milhões. A informação consta do “Painel da Saúde – Hospitais Públicos” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

O estudo traça um panorama da assistência prestada por 220 hospitais da rede própria do governo estadual e dos 644 municípios jurisdicionados. Também fazem parte do painel os hospitais administrados pela Prefeitura Municipal de São Paulo que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria de Estado da Saúde. Já entidades hospitalares sem fins lucrativos ou filantrópicas, como as Santas Casas, não estão contempladas.

O levantamento inclui atendimentos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos, diagnósticos e a distribuição de remédios. Do total de procedimentos, 29,4 milhões (49%) foram realizados pela rede estadual e 30,7 (51%), pela rede municipal.

No primeiro semestre, os procedimentos mais executados no Estado foram exames laboratoriais e de imagem (60,7%), seguidos por atendimentos clínicos e ambulatoriais (consultas e tratamentos). O painel aponta também 719,4 mil internações — 89% em hospitais gerais e 11% em hospitais especializados. Já o tempo médio de internação foi de 5,39 dias nos hospitais gerais e 6,45 dias nos especializados.

Os hospitais gerais correspondem a 83,6% do total da rede própria e os hospitais especializados, 16,3%. Além disso, 40% das unidades hospitalares são consideradas de grande porte (entre 151 e 500 leitos), enquanto as de tamanho médio (entre 51 e 150 leitos) totalizam 31,6%. Já as instituições pequenas, com menos de 50 leitos, correspondem a 25,9%. Há ainda 2,7% de hospitais classificados como especiais, com mais de 500 leitos.

Embora haja mais instituições municipais do que estaduais, as unidades vinculadas ao governo do Estado de São Paulo são de maior porte. Dos 121 hospitais municipais (55%), 38,8% são considerados pequenos e 26,4%, grandes. Na rede estadual existem 99 hospitais (45%), sendo 10% pequenos; 56,6% grandes e 6% especiais.

O estudo também oferece dados específicos sobre cada uma das 220 unidades. Estão disponíveis, entre outras informações, quantidades de médicos, total de leitos, equipamentos de maior densidade tecnológica e taxa de mortalidade.

O “Painel da Saúde - Hospitais Públicos” é divulgado pelo TCESP desde 2019. Confira todos os balanços aqui.