Foto Oscar Schmidt

03/03/2020 – SÃO PAULO – O primeiro dia de atividades da 24ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS) foi marcado por uma palestra surpresa do ex-jogador de basquete e maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos, Oscar Schmidt.

De forma bem-humorada, ele relembrou sua trajetória, abordando momentos marcantes de sua vida e revelando diversas fotos de seu arquivo pessoal que mostraram um lado menos conhecido de sua história.

Durante a apresentação, Oscar, que ficou conhecido como ‘Mão Santa’, falou sobre treino, paixão, sonho e obstinação. Ele ressaltou a importância da dedicação e do trabalho duro. Para Oscar, a mão não é santa, mas, sim, muito bem treinada. 

Em 1991, ele foi nomeado um dos 50 maiores jogadores de basquete da história pela Federação Internacional de Basquetebol (Fiba). Em agosto de 2010, foi incluído no Hall da Fama da Fiba, em reconhecimento ao seu desempenho em competições internacionais. Em 2013, mesmo sem ter atuado na NBA, entrou no Hall da Fama do Basquete dos Estados Unidos.

Aos 62 anos, Oscar também falou sobre sua luta, desde 2011, contra um câncer no cérebro. “Todos temos alguém na vida: um companheiro, um amigo, um pai... Este é o maior jogo que jogamos na vida”, ponderou o ex-jogador.

Clique para acessar a galeria de fotos