23/11/2023 – SÃO PAULO – Responsáveis por experiências reconhecidamente exitosas na implementação do ensino em tempo integral, palestrantes do último painel do Semear Educação afirmaram que promover o acolhimento dos alunos, estimulando sonhos e gerando oportunidades, é o grande diferencial do modelo. O encontro, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), discutiu os principais desafios para a adoção da modalidade. 

“A gestão escolar precisa interagir com algo que é muito difícil na nossa sociedade, que é a diversidade em todos os seus aspectos. Temos 900 alunos de diversas camadas sociais, de diversas religiões e que estão convivendo”, declarou Daniel Lemos, Diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracajú.  

A escola, que instituiu o ensino em tempo integral em 2009, recebe alunos de 12 municípios — apenas 1% deles vivem a 1km do colégio. “Eles precisam olhar a escola e ver que é uma porta para o sonho, para aquilo que desejam. Trabalhamos com a alta expectativa dos estudantes e acolhemos, alimentamos isso”, disse Lemos. “Conseguimos ter o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Sergipe e 90% dos estudantes sonham em entrar nas universidades federais. Buscamos alimentar esse sonho, de maneira que, nos últimos três anos, somos a escola que mais aprova na Universidade de Sergipe, entre as públicas e particulares”, explicou, citando alunos encaminhados ainda para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e até Harvard, nos Estados Unidos. 

“Os outros estados têm muito a ensinar a São Paulo. Se o nosso Estado tem proficiência e qualidade em vários setores, não significa que, em todos eles, não possamos aprender e com as experiências vividas, muitas vezes em condições bem mais desfavoráveis das paulistas e que se demonstram positivas e merecedoras de premiações internacionais”, afirmou o Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, Coordenador do painel. 

Helton Brito dirige a escola de ensino médio em tempo integral Joaquim Bastos Gonçalves, na cidade de Carnaubal, a 327 km de Fortaleza (CE). O colégio venceu este ano uma das seis categorias do prêmio Melhores Escolas do Mundo, promovido pela plataforma britânica T4 Education. Com o projeto “Adote um Estudante”, a unidade viabilizou aconselhamentos psicológicos gratuitos para alunos que enfrentavam dificuldades depois da pandemia. 

“A escola é um espaço de desenvolvimento cognitivo, do intelecto, mas também de cuidado. Porque um aluno saudável emocionalmente irá aprender. Desenvolvemos uma política de escuta ativa, que não é apenas ouvir, mas dar atenção e tomar atitudes diante do que se escutou. Não se pode ser passivo, é preciso dar prosseguimento, e, se algo estiver além de sua competência, deve-se buscar órgãos protetivos, como em casos de abuso sexual, falta de alimento ou agressão física.” 

O projeto hoje inclui ainda ações como arteterapia para estimular a socialização, ressocialização, coordenação e o autocontrole. 

Para Jaqueline Moll, professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a falta de continuidade de experiências bem-sucedidas “talvez seja o maior dos problemas das políticas educacionais do Brasil”. Como exemplo, citou o programa Mais Educação, que teve início em 2007 e foi encerrado em 2016. “É preciso superar as barreiras partidárias e recuperar boas práticas. Divergências político-partidárias não podem continuar ditando os rumos da educação nacional”, destacou. 

O encerramento do seminário foi feito pelo Secretário Municipal da Educação de São Paulo, Fernando Padula Novaes, que defendeu a implantação no país da “educação integral em tempo integral”. “Por exemplo, não é mais possível hoje se imaginar uma educação que não seja antirracista, com currículo antirracista.” 

“O nome deste evento é Semear porque estamos semeando educação. E vimos que é importante semear, porque temos a certeza de que o solo é fértil”, finalizou o Presidente da Corte, Conselheiro Sidney Beraldo. 

Durante os dois dias de palestras, foram mais de 3.000 visualizações. 

Confira o Seminário, na Íntegra, no canal do TCESP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WZHNwdzTCkA