22/11/2023 – SÃO PAULO – O papel das escolas em tempo integral na formação do indivíduo foi tema central do segundo painel do Semear Educação, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Coordenadora da mesa, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes citou dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para ilustrar os desafios enfrentados pelos gestores.

“Em 2022, em São Paulo, havia sete municípios que não ofereciam creches, enquanto 196 não conseguiam atender a toda a demanda por vagas, pois a procura era superior à oferta municipal. Já 19 cidades não conseguiam atender à demanda da pré-escola. Ou seja, existem crianças de 4 a 6 anos que não conseguem ir à escola no interior paulista por falta de vagas”, disse ela.

Mestre em educação, a professora Cida Freire afirmou que, para crianças entre zero e 6 anos, brincar é uma forma de aprendizado. “As escolas de educação infantil lembram escolas de ensino fundamental, em que as salas se limitam a mesas e cadeiras. Isso vai de encontro à especificidade desses alunos.”

Já o médico Halim Antonio Girade, Coordenador Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), falou sobre o papel da educação no desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. “Os primeiros mil dias de uma criança podem afetar a vida para sempre, para o bem ou para o mal. Por isso, trabalhar a primeira infância diminui as desigualdades.”

Ele ainda criticou os baixos salários pagos aos professores que se dedicam aos anos iniciais do ensino. “No momento mais importante da vida do ser humano, quem cuida é o que ganha menos. Não dá para aceitar isso”, concluiu.

O Semear continua amanhã, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do TCESP no Youtube.  As inscrições, presenciais e virtuais, podem ser feitas pelo link bit.ly/eticd.

Confira o primeiro dia do encontro no link https://www.youtube.com/watch?v=BeHDhHL-bVQ.

Acesse a galeria de fotos