17/05/13 – SÃO PAULO – Os servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com sede na capital, participaram esta semana da campanha de vacinação contra a gripe  H1N1, também conhecida como ‘Influenza A’. Esta foi a primeira vez que os trabalhos foram coordenados por equipe de médicos e enfermeiras do quadro pessoal da Casa.

Chefiada pelo médico Dr. Luiz Roberto Salgado, a equipe do ASAS (Assessoria de Saúde e Assistência Social) iniciou os trabalhos de vacinação dos servidores na segunda-feira (13/5), com turnos pela manhã e tarde. De acordo com o departamento, até o encerramento dos trabalhos, na quinta-feira (16/5), foram aplicadas 617 doses da vacina.

A vacina da ‘Influenza’ tem imunidade curta, e dura, em média, de 9 (nove) a 12 (doze) meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir do décimo quinto dia. Para que a imunização contra gripe seja eficaz, quem foi vacinado em até um ano anterior, precisa tomar outra dose novamente.

Segundo o responsável pelo ASAS, um grande desafio a médicos e pacientes que contraíram o vírus, é conseguir identificá-lo, pois os sintomas são os mesmo da gripe comum. A diferenciação ocorre em virtude da temperatura: pacientes que estão com a gripe H1N1 apresentam febre, entre 38º e 39º graus, concomitante com dores musculares, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

A recomendação para manter o vírus da gripe afastado é, sempre que possível, ter uma boa higiene das mãos com sabonete e álcool em gel. Evitar passar a mão nos olhos, boca, nariz e ouvidos, pois é principalmente por essas áreas que propaga a gripe. Evitar a permanência em lugares fechados e com alta concentração de pessoas também colabora para a não contração do vírus.