Sistema permite que cidadãos acompanhem processos do Tribunal de Contas por e-mail

 

15/01/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibiliza, em seu Portal institucional na internet, o ‘Sistema de Acompanhamento e Notificações (SisPush)’, que possibilita o recebimento, via e-mail, de notificações referentes ao acompanhamento processual, relatórios de instrução da gestão, alertas, informações, atualizações, resoluções e notícias.

Balanço realizado pelo DTI mostra que já são 26.985 usuários inscritos no sistema. Dentre as cinco categorias disponibilizadas, os interessados no acompanhamento processual são maioria, totalizando 15.180 registros. 

Em segundo lugar aparecem aqueles que desejam receber relatórios de alerta sobre a gestão fiscal do Estado e municípios: 3.506 pessoas. Na sequência, com 2.842 inscrições, estão os cadastrados para relatórios de instrução de gestão fiscal, seguidos pelos interessados no recebimento de comunicados relacionados à Divisão de Auditoria Eletrônica (AUDESP), que chegam a 2.151 pessoas.

Já as inscrições para o recebimento da newsletter da Corte de Contas paulista somam 2.064 usuários. 

. Cadastro

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o SisPush permite que o próprio usuário – cidadão ou órgão fiscalizado – selecione os filtros de dados, personalizando e automatizando o recebimento de atualizações conforme interesses específicos.

Qualquer cidadão pode se cadastrar para receber informações sobre despachos e decisões relacionadas aos processos que tramitam no TCE, alertas de irregularidades em órgãos auditados pela Corte, relatórios de gestão fiscal e índices de investimento em educação e saúde (áreas com valores mínimos estabelecidos pela Constituição).

Para tanto, o interessado deve acessar o Portal Institucional do Tribunal de Contas (www.tce.sp.gov.br) e clicar no ícone ‘PUSH TCESP’, localizado em ‘Sistemas e Serviços’, na página inicial do site.

Com a iniciativa, o Tribunal espera não só aproximar a sociedade da Corte, mas também incentivar o controle social, oferecendo ao público dados atualizados e confiáveis sobre instituições e recursos públicos.