Servidores do TCESP falam sobre cidadania e políticas públicas para estudantes de Andradina


14/01/2026 - ANDRADINA - Com o tema "Cidadania e Políticas Públicas - Cuidando do que é nosso", servidores da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em Andradina (UR-15), proferiram palestra para 110 alunos da rede municipal de educação. O encontro, realizado no final de novembro, ocorreu na Câmara Municipal de Andradina após convite da Escola do Parlamento daquela Casa de Leis.

A iniciativa teve como objetivo apresentar, de maneira lúdica e acessível, as funções dos Poderes Executivo e Legislativo, além de esclarecer o papel do Tribunal de Contas na sociedade. Também foram discutidos conceitos fundamentais sobre Políticas Públicas e como elas estão presentes no cotidiano da população.

Durante a palestra, destacou-se a importância das crianças como cidadãs e agentes de transformação social, reforçando que a participação de cada indivíduo é essencial para promover melhorias na comunidade. Também foram discutidos os direitos e deveres de cada criança no contexto coletivo.

O conteúdo, apresentado em formato de cartoon, estimulou a participação ativa dos estudantes. Ao final, todos receberam exemplares da série de gibis “Cuidando do que é Nosso”, publicação do TCESP, além de brindes sorteados durante o evento.

O convite feito aos servidores da UR-15 de Andradina foi motivado pelo destaque obtido em ações semelhantes realizadas pela Unidade Regional de Registro (UR-12), nas Câmaras Municipais de Miracatu e Cajati, ao longo de 2025.

. Experiência positiva

“Foi gratificante estar com as crianças e perceber como o tema faz parte do cotidiano de cada um. Pudemos mostrar que suas vozes têm valor e que elas podem observar com atenção tudo o que vivem — a merenda, os parquinhos, os hospitais e tantos outros serviços públicos. Ver a participação delas e o entusiasmo nas perguntas, nos trouxe ainda mais certeza de quão relevante é o trabalho pedagógico do Tribunal de Contas", ressaltou a Auditora de Controle Externo da UR-15, Marcella Magalhães de Deus.

“Desde o primeiro momento, quando ouvi a firmeza com que as crianças cantaram os Hinos Nacional e da cidade, senti meu coração tocado. O que mais me marcou foi a atenção genuína e a participação animada durante a palestra: cada pergunta, cada olhar atento reafirmou porque esse trabalho é tão essencial. Levar conhecimento sobre políticas públicas e cidadania a crianças de apenas 10 anos não é simplesmente transmitir informações, é plantar sementes de consciência crítica que germinarão ao longo de suas vidas, dando poder a compreender seus direitos e deveres, questionar as instituições que as cercam e, principalmente, reconhecer que o futuro não é algo que acontece para elas, mas algo que elas podem construir ativamente", completou a Auditora de Controle Externo da UR-15, Ana Mello.

Para ela, dar voz a quem pode mudar o mundo é exatamente isso: reconhecer que essas crianças não são meros espectadores de um amanhã predeterminado, mas protagonistas capazes de transformar a realidade ao seu redor. "Saio desse encontro renovada na certeza de que investir em educação cívica desde cedo é investir em uma sociedade mais justa e consciente — e que privilégio foi poder contribuir para despertar essa transformação em crianças que carregam em si o potencial de serem agentes de mudança”, concluiu.