06/03/2023 – SÃO PAULO – Como parte das comemorações relacionadas ao Dia 8 de Março, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, nos próximos dias 10 e 13, debates relacionados aos direitos das mulheres e à violência de gênero.

Organizado pela Ouvidoria da Corte e pela Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), o evento acontece na sede do Tribunal, em São Paulo, com transmissão simultânea pelo Youtube.

“Falar sobre direitos e discriminação é uma maneira de contribuir para que o cenário de abuso físico, psicológico e de poder que afeta mulheres todos os dias seja superado”, declarou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo. “Infelizmente, muitas ainda não sabem nem mesmo que estão sendo vítimas de uma forma de brutalidade e isso precisa mudar”, completou.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada revela que, em 2022, todos os tipos de violência contra a população feminina aumentaram.

De acordo com o levantamento, mais de 50 mil brasileiras foram alvo de agressão diária nesse período — o que inclui tiro, esfaqueamento, ameaça com arma de fogo ou faca, espancamento ou tentativa de estrangulamento, insultos, humilhação e xingamentos.

“O evento foi idealizado como demonstração do comprometimento com as ações e políticas afirmativas sobre a igualdade de gênero e a saúde mental feminina. As palestrantes são personalidades reconhecidas por suas lutas por muitos dos direitos que temos hoje e ainda por aqueles que precisam ser conquistados”, afirmou Fernanda Borges Keid, Diretora Técnica da DASAS.

Entre as convidadas do encontro estão a delegada Rosmary Corrêa, responsável pela criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, e a assistente social Andreia Miguel, suplente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa das Mulheres.

“É importante que o Dia Internacional da Mulher não seja visto apenas como mais uma data comemorativa do calendário, mas como um lembrete da necessária busca por direitos e pela igualdade de gênero”, completou o ouvidor Sérgio Satoshi Otsuki.

Cibele Trivelato de Carvalho Ampudia, Responsável pela Ouvidoria da Mulher, no Tribunal, concorda. “Essa data deve ser celebrada de forma consciente. Então decidimos promover um debate sobre a violência. É uma forma de também o TCESP demonstrar a importância do assunto, agindo socialmente e em diálogo com as políticas públicas.”

A conselheira Cristiana de Castro Moraes, primeira mulher a ocupar o cargo no TCESP, e o Vice-Presidente Renato Martins Costa também participam do evento.

Os interessados devem se inscrever pelo link de inscrições.