01/03/2022 – SÃO PAULO – Unindo-se aos milhares de brasileiros no socorro às vítimas das chuvas no litoral paulista, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou, ontem (1/3), a campanha “TCESP Solidário”. 

Durante 10 dias, serão coletados alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal e de limpeza; fórmulas e fraldas para bebês e ração destinada a animais domésticos. Além da sede da Corte, na capital, também participam da iniciativa as 20 Unidades Regionais, espalhadas pelo interior. 

Os donativos serão encaminhados ao Governo do Estado, que se encarregará da distribuição dos produtos. 

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, 65 mortes já foram confirmadas: 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba.  Até agora, entretanto, apenas 57 corpos puderam ser identificados — 21 homens, 17 mulheres e 19 crianças. 

Diante da gravidade da situação, no último dia 19, o governador Tarcísio de Freitas declarou estado de calamidade pública nas duas cidades e ainda em Ilhabela, Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga. O decreto tem validade de 180 dias.

“O brasileiro é um povo solidário e queremos fazer parte desse esforço coletivo. O TCESP tradicionalmente participa de campanhas de caráter social e não será diferente agora. Juntos podemos amenizar o sofrimento causado por mais essa tragédia”, declarou o presidente da Corte, Sidney Beraldo. 

O Tribunal também indicará uma conta bancária do Fundo Social de São Paulo, entidade ligada ao Estado, para eventuais depósitos. Os valores, de acordo com o Palácio, serão utilizados na aquisição de cestas básicas. 

Na sede do Tribunal, as doações deverão ser entregues na recepção da Escola Paulista de Contas Públicas.