12/12/14 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu na quarta-feira (10/12), às 15h00, como parte das comemorações dos 90 anos de implantação da instituição, o lançamento da terceira parte do livro ‘Washington Luís’, 1931-1957, de autoria do advogado Célio Debes, que exerceu o cargo de Procurador na Corte de Contas paulista.

Na oportunidade o autor foi agraciado com a Medalha 'Presidente Washington Luís' concebida neste ano comemorativo pelo TCE e concedida, por indicação do colegiado, às autoridades e pessoas da sociedade que contribuíram com relevantes serviços prestados ao Tribunal. O trineto de Washington Luís, Victor Luís Pires de Mello, também compareceu ao evento e foi homenageado com a honraria.

Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP) e Secretário-Geral da Academia Paulista de Letras (ABL), Célio Debes, em 741 páginas editadas pela Imprensa Oficial do Estado (Imesp) no terceiro e último volume do livro, relata o período do exílio e a volta do ex-Presidente ao Brasil e se situa entre os anos de 1931 e 1957.

Washington Luís Pereira de Souza, então Presidente do Estado de São Paulo, foi o grande responsável pela criação e organização do Tribunal de Contas. Por meio de projeto de lei, e, após várias discussões e emendas, foi aprovada e promulgada por ele a Lei Estadual nº 1.961, de 29 de dezembro de 1923, concretizando, assim a instalação da Corte de Contas paulista.

Na primeira edição do livro, denominada ‘Ascenção’, o autor traça a história de Washington Luís compreendida entre os anos de 1869 a 1924, desde seu nascimento até o término da gestão como Presidente do Estado de São Paulo.

A segunda parte do livro, que autor denomina Fastígio, conta a trajetória do ex-Presidente durante o período de 1925 a 1930 até a deposição do presidente pela Revolução de 1930. O terceiro e último volume aborda o período do exílio e a volta do político ao Brasil.