Abertas as inscrições para Curso de Formação de Brigadistas em Saúde Mental do TCESP


14/10/2025 – SÃO PAULO – Com o compromisso contínuo pelo bem-estar e pela saúde integral de seus colaboradores, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), informa que estão abertas as inscrições para o curso de formação de novos Brigadistas em Saúde Mental da Corte de Contas paulista. 

A capacitação treinará o futuro brigadista, baseado nos princípios da empatia, escuta qualificada e responsabilidade, em situações como a identificação de sinais de sofrimento psíquico em colegas, de forma sensível e não invasiva; o acolhimento e o oferecimento dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) em situações de crise, proporcionando um suporte inicial seguro e ético; o encaminhamento adequado daqueles que precisam de apoio profissional para os recursos e serviços de saúde disponíveis; além do brigadista atuar como multiplicador do conhecimento sobre saúde mental, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, assim como na construção de uma cultura organizacional que valoriza o autocuidado e a segurança psicológica de todos.

As inscrições poderão ser feitas até terça-feira (21/10) por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/bsm25 . Os interessados que se inscreverem passarão por entrevista, via Teams, com os Brigadistas da área Psicossocial da DASAS. As vagas são limitadas.

. Conteúdo

Com início previsto para 24 de outubro, a capacitação será realizada às sextas-feiras, por meio da ferramenta Teams, e terá uma carga horária de, aproximadamente, 20 horas.

Dentre os principais tópicos a serem abordados no curso, destaque para assuntos como os fundamentos e contextualização da Saúde Mental no serviço público; os fatores de risco, transtornos mentais e impactos no ambiente de trabalho; ética e saúde mental, os primeiros socorros psicológicos (PSP) e habilidades de acolhimento, além da estrutura da Brigada no TCESP; e Brigadistas em ação: psicoeducação, escuta intencional e prática operacional.

A formação visa desenvolver habilidades essenciais para a intervenção humanizada e eficaz, alicerçada em um entendimento dos fundamentos da saúde mental e das normativas internas, como explicitado nos módulos do curso, que abordam desde a contextualização da saúde mental no serviço público até as práticas operacionais e psicoeducação.