Com um mês de implantação, SEI do Tribunal de Contas alcança mais de 13 mil processos

14/11/2018 – SÃO PAULO – Pouco mais de um mês após o início da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) já contabiliza mais de 13 mil processos criados por meio da ferramenta.

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), do total de 13.300 documentos e processos administrativos eletrônicos, a maioria foi criada de forma automática para atender às necessidades da Diretoria de Pessoal (DP), Diretoria de Enquadramento e Frequência (DEF) e Diretoria de Despesa de Pessoal (DDP).

Para facilitar a implantação do SEI, foram elaborados diferentes modelos de formulários que atendem às mais diversas necessidades dos setores do TCESP. De acordo com o Diretor do DTI, Fábio Xavier, os mais de 60 tipos de documentos existentes têm o objetivo de simplificar e agilizar os processos, uma vez que os servidores podem apenas preencher os campos com as informações necessárias, sem despender tempo com textos repetitivos.

Dessa forma, as informações também podem ser utilizadas no futuro de maneira mais rápida e simples, por meio de uma simples consulta a um banco de dados. Além disso, os documentos e formulários elaborados possuem formatação adequada que possibilitam a leitura dos dados preenchidos de forma automática, podendo gerar estatísticas mais precisas.

. Treinamentos
A implantação do SEI no âmbito do TCESP vem sendo feita de forma paulatina, com a realização de cursos, palestras e workshops para treinamento dos servidores. A instituição formal foi feita por meio da Resolução 10/2018, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 1º de novembro de 2018. A definição da data para utilização obrigatória do sistema, incluindo o estabelecimento de rotinas e procedimentos específicos, será feita em breve, com a edição de Ato da Presidência do Tribunal de Contas.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedido, sem nenhum custo, ao TCESP, mediante um Acordo de Cooperação celebrado em 10 de agosto de 2018, o SEI já está sendo utilizado por mais de 100 órgãos federais, estaduais e municipais e está em fase de implantação em outras 360 instituições.

A ferramenta visa à gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como principal objetivo promover a eficiência administrativa. O sistema também assegura a efetividade e a eficácia das ações administrativas, aumentando a produtividade e promovendo a segurança, a transparência e a economicidade, uma vez que diminui o uso de papel.