12/04/2021 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, participou na sexta-feira (9/4), às 14h00, de solenidade virtual promovida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para apresentação de novo projeto de reforma administrativa da instituição.

A cerimônia, com o tema ‘Modernização Administrativa do Ministério Público de São Paulo – Reverência ao passado em direção ao futuro’, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, e contou com representantes de diversos Poderes de Estado.

Na oportunidade, o Conselheiro Emérito do TCESP, Claudio Ferraz de Alvarenga, que comandou a Procuradoria Geral de Justiça entre os anos de 1987 e 1990, foi homenageado pela instituição pelos relevantes serviços prestados e importante papel desempenhado na construção e na manutenção da democracia.

No TCESP, Cláudio Alvarenga passou a integrar o colegiado em novembro de 1993. Presidiu os trabalhos no órgão por três gestões (2002, 2005 e 2011). Na Corte por 19 anos, aposentou-se, com 70 anos, em outubro de 2012.

Durante o evento, que contou com mais de 600 participantes, o Procurador-Geral de Justiça recordou que, no dia 13 e novembro de 1989, recebeu das mãos de Alvarenga a carteirinha de Promotor e uma missão: "Sê digno de tua grave missão. Lembra-te de que falas em nome da Lei, da Justiça e da Sociedade", conforme anotou César Salgado, no seu célebre “Decálogo do Promotor de Justiça”. 

"Quero agradecer a lembrança e a homenagem", respondeu Alvarenga, que disse ter deixado "um pedaço grande" de seu coração no MPSP. O Conselheiro Emérito do TCESP demonstrou entusiasmo pelo projeto anunciado por Sarrubbo, indicando que eficiência, eficácia, efetividade e economicidade podem ser alcançadas com a "empreitada a que a instituição se propõe".

. Homenagens

Junto ao Conselheiro Emérito, também foram homenageados os Ex-Procuradores-Gerais da Justiça dos biênios anteriores: Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo (1990-93), José Emmanuel Burle Filho (1994-96), Luiz Antonio Guimarães Marrey (1996-2000 e 2002-04), José Geraldo Brito Filomeno (2000-02), Rodrigo César Rebello Pinho (2004-08), Márcio Fernando Elias Rosa (2012-16) e Gianpaolo Poggio Smanio (2016-20). 

“Os Procuradores-Gerais de Justiça, cada um a seu tempo, construíram um Ministério Público de São Paulo que é o baluarte de esperança da sociedade paulista”, disse Sarrubbo durante a cerimônia ao destacar a colaboração de todos os seus antecessores no fortalecimento do órgão.

O Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo também falou sobre o projeto de reforma administrativa, que busca tornar o MPSP ainda mais eficiente como instrumento de construção de uma sociedade mais justa. 

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, dentre outras autoridades, o Presidente do Tribunal de Justiça de SP, Desembargador Geraldo Pinheiro Franco; o Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Juiz Clovis Santinon; a Deputada Estadual Janaína Paschoal, Conselheiros e representantes de entidades e associações.