26/03/2021 – SÃO PAULO – Representando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Sidney Beraldo, e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, participaram de reunião virtual com o Secretário da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, e a Procuradora-Geral do Estado, Maria Lia Porto Corona, para discutir as iniciativas que vêm sendo tomadas diante do agravamento da pandemia de COVID-19.

Também fizeram parte do encontro o Secretário Executivo da Pasta, Eduardo Ribeiro Ariano, integrantes da PGE e o Chefe de Gabinete do Conselheiro, José do Carmo Mendes Júnior.

Segundo os últimos dados do Governo, 31.216 pessoas estavam hospitalizadas. Desse total, 12.911 em leitos de UTI, setor com recorde de ocupação no Estado (92%).

“Estamos vivendo um cenário de guerra, um momento dramático”, declarou o Secretário, ao elencar ações para impedir a falta de oxigênio e de medicamentos utilizados na intubação de pacientes graves.

“Cada um, com suas responsabilidades, deve cumprir seu papel, entendendo o momento que estamos vivendo. Mas vamos superar isso”, afirmou o Conselheiro Sidney Beraldo, Relator das contas do Governo deste ano, ao solicitar dados sobre os avanços na vacinação e as medidas de isolamento.

De acordo com Gorinchteyn, 950 em cada mil pessoas imunizadas no Brasil hoje recebem a CoronaVac, fruto de parceria entre o Estado, por meio do Instituto Butantan, e a empresa Sinovac, fabricante chinesa de remédios.

“É uma reunião de aproximação para que possamos conjugar esforços no enfrentamento dessa pandemia que vem fazendo com que tantos brasileiros percam a vida”, explicou o Procurador-Geral do MPC, que fez questionamentos ao Governo sobre medidas para a criação de leitos de UTI e a distribuição de máscaras.