webdoor_forum_0.png

26/10/17-SÃO PAULO- O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, participa hoje do I Fórum Nacional de Controle, em Brasília. O evento foi organizado para estimular a integração entre as instituições de controle externo e interno das três esferas da federação e de todos os poderes. A partir daí, a ideia é promover ações conjuntas, propor legislações sobre o assunto, compartilhar informações, divulgar e disseminar boas práticas.

Às 16h50, Beraldo discutirá indicadores de governança e gestão com o Secretário Geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Claudio Castelo Branco, e o presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Valdecir Paschoal.O debate será mediado pelo Ministro do TCU José Múcio.

Durante palestra, o Presidente do TCESP apresentará os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2017. O indicador foi criado pela Corte de Contas paulista em 2015 para medir a eficiência das administrações.O levantamento inclui informações de sete áreas de atuação do poder público: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, proteção aos cidadãos (dados relacionados à Defesa Civil), tecnologia da informação e meio ambiente.

As instituições convidadas ainda poderão assinar uma carta-compromisso com medidas para proporcionar maior integração entre os órgãos de controle do país. As entidades que concordarem com o documento se comprometerão, por exemplo, a disseminar boas práticas de governança em suas áreas de atuação e fomentar ações conjuntas de educação e capacitação no setor. A íntegra da carta pode ser acessada no link https://goo.gl/gi38M5.

A programação completa do evento pode ser acessada no link https://goo.gl/7aNFBZ.

.Colégio de Presidentes

Depois da cerimônia de abertura do fórum, representantes de várias Cortes do país se reunirão para um encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas. O grupo, comandado por Beraldo, discutirá, entre outros assuntos, o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a inovação dos Tribunais e a sucessão na Atricon