Tribunal de Contas lança hotsite e aplicativo sobre Sistema Eletrônico de Informação

19/10/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou o hotsite do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que reúne em um só lugar todas as informações necessárias sobre a ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos, que está em fase de implantação na Corte paulista.

Disponível para acesso no site do TCESP, por meio do endereço eletrônico www.tce.sp.gov.br/sei, a página reúne um manual completo sobre o uso do SEI, uma lista com as perguntas mais frequentes em relação ao sistema e instruções para os usuários garantirem o melhor aproveitamento dos recursos do sistema e alcançarem os resultados pretendidos.

O hotsite traz, ainda, um vídeo institucional sobre o SEI, que esclarece, de forma simples e didática, o que é o sistema, quais as funcionalidades, quais os benefícios da sua implantação para o Tribunal de Contas, como surgiu, entre outros.

. Aplicativo
Outra novidade sobre o Sistema Eletrônico de Informação é o lançamento do aplicativo ‘sei!’, que permite aos usuários consultar, acompanhar, assinar e fazer os trâmites necessários dos documentos eletrônicos. O aplicativo, disponível para as plataformas Android e IOS, facilita o acesso aos processos on-line e de forma remota.

Para fazer a instalação do aplicativo do SEI, de forma totalmente gratuita, basta acessar a loja virtual compatível com seu smartphone ou tablet – Google Play ou Apple Store – e baixar o app no dispositivo móvel.

. Benefícios
A ferramenta, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida, sem nenhum custo, ao TCESP, mediante um Acordo de Cooperação celebrado em 10 de agosto, já está sendo utilizada por 113 órgãos federais, estaduais e municipais e está em fase de implantação em mais de 360 instituições.

O SEI visa à gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como principal objetivo promover a eficiência administrativa. O sistema também assegura a efetividade e a eficácia das ações administrativas, aumentando a produtividade e promovendo a segurança, a transparência e a economicidade, uma vez que diminui o uso de papel.

Outros benefícios do sistema são o acompanhamento dos processos e documentos administrativos 100% on-line – por meio do acesso remoto a partir de computadores, tablets ou celulares –, a integração de diversas áreas de um mesmo órgão, a melhoria nos fluxos de trabalho e a agilidade na tramitação processual e documental.

No âmbito do TCESP, a implantação do SEI vem sendo feita de forma paulatina, com a realização de cursos, palestras e worshops para treinamento dos servidores. A instituição formal e obrigatória do sistema será feita após o domínio do uso da ferramenta pelos funcionários, com a edição de Resolução e Regulamento pelo Tribunal de Contas.

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informação no TCESP, basta enviar um e-mail para falecomsei@tce.sp.gov.br.