Tribunal de Contas reelege Mesa Diretora para o exercício de 2026


10/12/2025 – SÃO PAULO – Em votação unânime realizada em sessão especial, realizada na quarta-feira (10/12), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) elegeu a Mesa Diretora para o ano de 2026.

A Conselheira Cristiana de Castro Moraes foi reeleita para a Presidência do TCESP. Continuarão a fazer parte da Mesa Diretora da Corte, o Conselheiro Dimas Ramalho (Vice-Presidente) e o Conselheiro Marco Bertaiolli (Corregedor). A Mesa Diretiva iniciará os trabalhos a partir do início de fevereiro.

Participaram da sessão especial a Conselheira Cristiana de Castro Moraes, que conduziu a eleição, e os Conselheiros Dimas Ramalho, Marco Bertaiolli, Renato Martins Costa, Maxwell Borges de Moura Vieira, Wagner de Campos Rosário e Carlos Cezar. Após os votos do Colegiado, colhidos pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, o Conselheiro-Decano Renato Martins Costa fez o escrutínio e anunciou o resultado.

. Reeleição

A Mesa Diretora de 2026 continuará com a mesma composição eleita em setembro de 2025. Em virtude da aposentadoria do Conselheiro Emérito Roque Citadini, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes, e os Conselheiros Dimas Ramalho e Marco Bertaiolli foram eleitos, à época, para exercerem os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor, respectivamente, para o complemento do mandato da Mesa Diretora de 2025.

Reconduzida à cadeira de Presidente do TCE, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes afirmou receber ‘com profundo senso de responsabilidade’ os votos nela depositados para a missão de presidir a Corte de Contas em 2026. “Agradeço a confiança renovada dos meus pares e o apoio de todos aqueles que contribuem para a solidez e credibilidade do Tribunal de Contas”. Ela destacou que o período que assumiu, em 2025, embora curto, permitiu observar com mais clareza os desafios colocados ao controle interno e externo, a expectativa dos servidores e de toda a sociedade em relação ao TCE.

“Eleita para conduzir a Presidência ao longo de um ciclo completo, é possível estabelecer de forma mais estruturada as diretrizes para 2026, sempre em harmonia com a trajetória construída por esta Corte e de todos que a integram”, declarou a Conselheira. “Para o próximo exercício, a gestão será guiada por três eixos centrais: a orientação aos jurisdicionados, a capacitação interna e externa e, principalmente, com o fortalecimento das ações de fiscalização. Esses eixos sintetizam a forma como este Tribunal pretende exercer seu papel, dialogando com gestores, qualificando pessoas e aperfeiçoando o controle, sempre em benefício da sociedade”.

O Vice-Presidente, Conselheiro Dimas Ramalho, ao saudar seus pares de plenário e aos integrantes da Mesa Diretora 2026, falou sobre a nova composição do TCE e a respeito da continuidade dos trabalhos ao longo das sucessivas gestões. “O Tribunal de Contas mudou, somente este ano, quatro conselheiros de sete dos seus Conselheiros. Mas, o mais importante é que essas mudanças não trouxeram ruptura, não significaram disputas, e sim novas posturas, novos entendimentos. O respeito é o mesmo, estou feliz em poder ajudar ano que vem”, argumentou Ramalho.

Reeleito Corregedor, em suas palavras, o Conselheiro Marco Bertaiolli afirmou que ‘será um prazer compartilhar a responsabilidade da Mesa Diretiva no exercício de 2026, ao lado da Presidente Cristiana de Castro Moraes e do Vice-Presidente, Dimas Ramalho’. “É uma honra estar sentado na cadeira deste Tribunal de Contas, assim como é uma honra representar o Estado de São Paulo como zelador das contas públicas e trabalhar pela efetiva realização de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e segurança”, disse o Corregedor.

. Homenagens

Em nome do Ministério Público de Contas (MPC), a Procuradora-Geral Letícia Formoso Delsin Matuck Feres saudou os membros da Mesa Diretora e destacou o trabalho parceiro realizado entre o órgão e a Presidência. “Cumprimento essa nova Mesa Diretiva e gostaria de parabenizar a Conselheira-Presidente pela condução deste ciclo e fazer votos de felicidade para que, também para 2026, continue esse trabalho de excelência que tem realizado, com diálogo com os pares, com os membros, assessores e servidores desta Casa”, disse a Procuradora-Geral.

Na sequência, falando em nome da Procuradoria da Fazenda do Estado junto ao TCE, o procurador João Carlos Pietropaolo destacou que ‘em primeiro lugar, cumprimento a presidente, doutora Cristiana; o vice-presidente, doutor Dimas; e o corregedor Taioli. Agradeço, em nome da PFE, por este excelente ano de 2025 — um ano muito produtivo e significativo sob diversos aspectos’, destacou.

Confira as fotos no Flickr
Assista à integra da sessão