04/03/2022 – SÃO PAULO – Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo coordenará, em 2022, os trabalhos à frente do Comitê de Gestão Estratégica da Corte. 

As atividades incluem o desenvolvimento de ações que estejam em consonância com a visão de futuro do TCESP para o ciclo 2022-2026, que é ‘posicionar-se como uma instituição em constante evolução, apoiado na excelência do seu quadro de pessoal e no uso intensivo de novos métodos e tecnologias e ser reconhecido como órgão essencial para o aprimoramento da gestão pública’. 

O Comitê também é responsável por estabelecer as diretrizes, definir portfólio de projetos e acompanhar as ações estratégicas em andamento na Corte.

“Cobramos planos de trabalho e cumprimento de metas de todos os nossos jurisdicionados e fazemos exatamente a mesma coisa aqui”, afirmou o Conselheiro Sidney Beraldo. “Somos os olhos e ouvidos dos cidadãos. E só com bom planejamento e gestão estratégica poderemos fiscalizar as políticas públicas com efetividade e atender às necessidades da população. Por isso, essa é uma tarefa das mais importantes”, acrescentou.

. Redirecionamento

Em um constante processo de aprimoramento, o Tribunal de Contas redirecionou sua estratégia e estabeleceu uma nova visão de futuro para os próximos anos, com diretrizes fundamentadas em valores e crenças que expressam sua identidade institucional neste momento.

O novo Plano Estratégico do TCESP tem como objetivos promover o desenvolvimento sustentável, fortalecer a transparência e o controle social, contribuir para a melhoria da gestão pública e a prevenção de erros e de fraudes. 

Também são intuitos do plano avançar na efetividade da fiscalização, expandir a atuação preventiva e orientativa, promover a gestão integrada da instituição, redesenhar processos finalísticos, operacionais e de suporte, aperfeiçoar a comunicação institucional e aprimorar as ações de capacitação interna.

“Ao gerenciar os projetos e as mudanças estratégicas no planejamento do TCESP, sempre acompanhando e administrando o que já está em andamento no Tribunal, podemos nos preparar melhor para o futuro e até para eventuais imprevistos. Temos a pandemia como exemplo. Quem tinha um bom planejamento foi capaz de enfrentar melhor a situação de caos que tomou conta do mundo”, analisou o Vice-Presidente do Tribunal.

O novo plano estratégico do TCESP surgiu de um diagnóstico coletivo que ouviu todos os setores da instituição e também os jurisdicionados, refletindo os anseios dos públicos interno e externo. A íntegra do documento está disponível no portal da Corte pelo link https://bit.ly/3IF04zf.