29/03/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) arrecada, até quinta-feira (31/3), produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade socioeconômica.

A iniciativa, coordenada pela Presidência da Corte, visa coletar sabonete, xampu, condicionador, absorventes, escova, creme e fio dental, desodorante, lenços de papel e umedecidos.

Ao final do período de arrecadação, os itens passarão por contagem e serão entregues a mulheres, adolescentes e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade e sofrem com a falta de recursos, inclusive, para manter a higiene no período menstrual.

“A campanha é uma reação à realidade que nos circunda, no centro de São Paulo e de outras cidades do Estado. Além de exigir atitude da Administração Pública, na atuação funcional, para amparar essas pessoas em situação de vulnerabilidade, também podemos fazer a nossa parte como cidadãos”, afirma o Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho.

A campanha, lançada em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, está sendo realizada tanto na Capital quanto nos 20 municípios paulistas localizados no interior e no litoral que sediam Unidades Regionais (URs) do TCESP.

. Dados

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma em cada 10 meninas não frequenta a escola quando está menstruada. No Brasil, estima-se que seja uma em cada quatro. O problema, conhecido como pobreza menstrual, está relacionado com a falta de condição financeira para comprar absorventes e está diretamente associado à desigualdade social, racial e de renda.