19/08/2022 – SÃO PAULO – Nos últimos anos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) investiu em Tecnologia da Informação (TI) e soluções para aprimorar a fiscalização e, hoje, ocupa a 37ª posição no ranking geral das 100 empresas brasileiras mais inovadoras no uso de TI. A Corte de Contas paulista também acaba de alcançar o 4º lugar na categoria setor público, atrás apenas da Eletrobras Furnas, da Petrobras e do Banco do Brasil.

O reconhecimento, por meio da premiação ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’, aconteceu no dia 4 de agosto, durante o IT Forum Itaqui. Este é o terceiro ano em que o TCESP se classifica entre as 100 empresas que melhor utilizam a tecnologia para executar projetos inovadores, alcançando a melhor colocação. Em 2020, o TCESP ficou em 97º lugar e, em 2021, subiu para a 64ª posição.

A melhora no desempenho, segundo o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Fabio Xavier, se deve ao desenvolvimento constante e à implantação de diversas soluções de TI no âmbito do Tribunal. Painéis e mapas interativos para incentivar o controle social, sistema FARO para análise de risco em obras públicas e solução tecnológica para as fiscalizações ordenadas são alguns dos exemplos que comprovam o avanço da tecnologia na Corte.

“O prêmio é muito importante, pois consolida o TCESP como uma referência em tecnologia aplicada ao negócio, mostrando que estamos no caminho certo. Isso é motivo de orgulho e grande responsabilidade para toda a equipe do DTI e uma vitória do Tribunal de Contas do Estado”, avaliou Fabio Xavier.

Em sua 22ª edição, o Prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’ recebeu mais de 270 inscrições de projetos inovadores em Tecnologia da Informação. O TCESP concorreu com os projetos ‘Democratização do Big Data’ – que disponibiliza ferramentas para que os Agentes da Fiscalização possam aprofundar análises de dados – e ‘Portal de Informações para o Controle Externo’.

Os vencedores foram escolhidos com base nas avaliações de júri multidisciplinar, formado por especialistas em tecnologia, professores e jornalistas. O ranking geral do prêmio está disponível pelo link https://bit.ly/3doOxcC.