Tribunal de Contas edita Manual de Gestão Sustentável

 

25/02/2019 – SÃO PAULO – Com o objetivo de estruturar um modelo de gestão interna de práticas sustentáveis em suas rotinas administrativas, implantando o consumo consciente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou o Manual de Gestão Sustentável.

Elaborado e editado pelo Observatório do Futuro – núcleo criado pelo TCE para monitorar a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado – sob orientação da Presidência, o guia pretende, ainda, ser um instrumento de conscientização dos órgãos jurisdicionados à Corte de Contas paulista, direcionando mudanças de comportamento.

A leitura do guia proporciona o conhecimento dos princípios e das normas constitucionais e federais sobre o tema, das práticas indicadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), bem como do intuito do TCESP ao lançar o material, que, dentre outros aspectos, busca sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais e reduzir o impacto negativo causado pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional.

O Manual também elenca e explica as ações a serem aderidas pelo Tribunal de Contas, englobando quatro eixos (compras, contratações e usos sustentáveis de recursos; prevenção de resíduos e sua gestão; construções sustentáveis e sensibilização dos servidores e fomento ao controle social).

Com 41 páginas, o Manual foi dividido em seis partes para facilitar a consulta: introdução, fundamentação, objetivos, ações, divulgação e bibliografia. O guia está disponível para leitura e download no site do Observatório do Futuro do TCESP, por meio do link https://goo.gl/4fMYgu.

. Concurso


O Observatório do Futuro do TCESP está com as inscrições abertas para um novo concurso de fotografias. Após a disputa em 2018, que teve a Educação como tema, este ano o assunto escolhido foi “Lixo: obstáculo ao desenvolvimento sustentável?”.

Com a iniciativa, o Tribunal pretende sensibilizar os servidores para assuntos relacionados aos ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo Responsável).
Assim como ocorreu no ano passado, os três primeiros colocados serão homenageados em sessão solene. O edital do concurso está disponível para consulta no link https://goo.gl/nvkDKk.