Controladora Interna receberá prêmio de melhor tese de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas


03/12/2025 – SÃO PAULO – A Controladora Interna do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Carmen Leite Vanin, receberá na quinta-feira (11/12), o certificado oficial de premiação como a melhor dissertação da turma de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) em 2025.

A tese com o tema ‘Comunidades terapêuticas em perspectiva: Burocratas do nível de rua e os desafios da política de drogas e saúde mental’ foi anunciada como a melhor dissertação de todo o MPGPP – período de julho de 2024 a agosto de 2025 – durante a solenidade de formatura dos alunos da turma do Mestrado da FGV ocorrida em julho deste ano. 

O reconhecimento acontecerá, de maneira on-line, das 9h00 às 12h00, durante o encontro ‘Dia da Pesquisa 2025’, que contará com a participação da autora, do orientador da tese Professor Fernando Burgos, e o comando do Diretor da FGV Pesquisa, Thomaz Wood Junior, responsável pela condução dos trabalhos.

A dissertação foi tema do episódio 137 do Podcontas exibido em outubro – disponível em https://go.tce.sp.gov.br/kap9p1 - que contou com a participação da Controladora Interna. Na edição apresentada pela Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Camargo, e pelo Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall’Olio, Carmen Leite Vanin discorreu sobre o seu trabalho de mestrado, assim como dentre outros assuntos, os desafios na implementação das políticas de saúde mental e drogas, além do papel do TCESP na fiscalização dos recursos repassados às Comunidades Terapêuticas (CTs). 

Para conferir a íntegra da tese de mestrado da Controladora Interna do TCESP, basta clicar no link: https://go.tce.sp.gov.br/clvanin .

. Mestrado

Além da tese vencedora de Carmen Leite Vanin, os demais trabalhos que fizeram parte do curso de pós-graduação stricto sensu já estão disponíveis on-line na Biblioteca da Corte de Contas paulista.

Ao todo, vinte e cinco (25) alunos fizeram parte do curso de pós-graduação stricto sensu, que teve duração de 24 meses, com disciplinas que abordaram temas como gestão pública, economia política, economia do setor público, ciência política, sociologia e políticas públicas, metodologia científica, entre outros.

Por meio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o programa teve como objetivo aprimorar as atividades profissionais desempenhadas no controle externo do poder público estadual dos 644 municípios e mais de 3,5 mil órgãos fiscalizados pelo TCESP.